ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cristocêntrico


Cristocentrismo.  - Ato de situar A pessoa de Cristo como tema central e dominante da Teologia Cristã. O cristianismo é, e deve ser cristocêntrico  por natrureza: Visto que Cristão  é o que segue a  Cristo.  


Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de João 5:39
Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46
E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. ATos 24: 25-27

Sabemos que Martinho Lutero,  Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer e muitos outros, são exemplos de teólogos que intencionalmente busaram dsenvolver os seus conceitos  em  torno de Cristo, tendo-O como ponto de partida, e também como  padrão de como  os outros conceitos teológicos são  enetendidos.

O lado negativo do que podemos encontra nisso,  seria a  negação do Pai e do  Espírito Santo, por isso  devemos tomar  cuidado, com o exagero no  Cristocentrismo, que pode levar à negligência dos aspectos trinitários  da fé cristã, assim  desprezando ou subestimando o papel do Pai  e do Espírito Santo. Em ipótese alguma  devemos fazer isso, nós acreditamos e afirmamos sempre que  Deus é "Três Pessoas", todas as três pessoas são plenamente Deus, mas é "um só Deus"; esta é a doutrina da  Trindade, Jesus Cristo é a segunda  pessoa da Santíssima Trindade.



Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.

Nenhum comentário:

Postar um comentário