ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

terça-feira, 26 de março de 2013

O que Jesus Disse Acerca dos Pobres..




Mt 11:5 Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

Pobre (Dic. Strong) πτωχος ptochos de πτωσσω ptosso (rastejar); adj reduzido à pobreza, mendicância; que pede esmola, destituído de riqueza, influência, posição, honra, humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas, desamparado, impotente para realizar um objetivo, pobre, indigente, necessitado em todos os sentidos com respeito ao seu espírito, destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual que as escolas proporcionam.

Viram o significado do termo que Jesus usou, foi para essas pessoas que Jesus veio socorrer, por que as pessoas desta classe mais prontamente se entregam ao ensino de Cristo e mostram-se prontos para apropriar-se do tesouro celeste.

Lc 4:18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,[ptochos] enviou-me a curar os quebrantados do coração”.

Observação: O termo pobre usado aqui não significa humilde, como já vimos o seu significado acima, no original grego é aquele que é desprovido de tudo, miserável e mendigo. A mesma confusão é feita no sermão registrado pelo evangelista Lucas no cap. 6, e o sermão da montanha registrado por Mateus no cap. 5.

·       Em Mateus está registrado que Jesus vendo a multidão disse “Bem aventurado os pobres de espírito [humildes, modesto, simples] por que de tais [indiretamente falando] é o reino do céu”. No entanto em Lucas está registrado que Jesus vendo os seus discípulos no meio daquela multidão que veio até Ele. “E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres [pedinte, miserável, desprovido de tudo], porque vosso [diretamente falando] é o Reino de Deus”.

·       No evangelho de Mateus Jesus disse bem-aventurados os que choram (pentheo, prantear por, lamentar alguém) porque eles serão consolados”, já em Lucas esta escrito. Bem-aventurados vós, que agora chorais (klaio, lamentação como o sinal de dor e aflição por algo significativo,dor e tristeza daqueles que choram pelo morto), porque haveis de rir.

·       No evangelho de Mateus está registrado que Jesus disse: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, [figurativamente, diz-se daqueles que, sedentos, sentem dolorosa necessidade de, e ansiosamente anseiam aquelas coisas pelas quais a alma é refrescada, apoiada, e fortalecida], porque eles serão fartos”, mas no evangelho de Lucas está escrito “Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, (estar faminto passar necessidade) porque sereis fartos”.
Jesus em seu ministério terreno ajudava tanto os pobres, que quando Judas saiu durante a ceia para completar o ato da traição, os demais apóstolos pensaram que ele tinha saído para comprar alguma coisa para os pobres.

“Jo 13:27-29 E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isso, porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa ou que desse alguma coisa aos pobres”.

Conclusão:

O mais interessante neste assunto é que Jesus disse que o pobre sempre estaria conosco “Jo 12:8 Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes”. O Senhor Jesus neste caso não estava estabelecendo nada novo, O senhor do céu e da Terra só estava dizendo algo que Deus já havia estabelecido antes. “Dt 15:11 Pois nunca cessará o pobre do meio da terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado e para o teu pobre na tua terra.”. Pv 22:2 O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o SENHOR”


Servir a Deus é Servir as pessoas. Quem não gosta de servir as próximo não serve para servir a Deus. 
(L. C. Soares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário