quarta-feira, 1 de maio de 2013

Característica de uma Pessoa Instavel



Um Aspecto do Caráter de Jesus é a Estabilidade: Sendo que estabilidade é um traço de caráter que é muito importante para Deus e absolutamente vital para uma vida cheia de paz, gozo, liberdade e produtividade, assim como cumprindo o nosso destino – então vamos descobrir como que é isso. Quando percebemos alguns dos sinais de instabilidade, podemos captar uma visão da vida de estabilidade que Deus está construindo em cada um de nós. Que tal você conversar com Deus sobre cada um destas coisas, perguntando-O  para deixar claro à você porque você está vivo? Qual é a real razão da sua vida?

Caraterísticas de Instabilidade

1) Inatividade: Se você é uma pessoa instável, você se achará sendo inativo de tempo em tempo. Isso ocorre parcialmente porque a sua ação ou falta de ação é levada mais por emoção do que obediência. Se as coisas parecem não estarem se “encaixando”, então você desiste talvez com a declaração “Parece que Deus não está mais nisso”.

2) Sentimentalismo: Um elogio pode (e deve) não ter mais efeito em você do que uma correção ou crítica. Sendo o que for, para deixar crescer estabilidade, ofereça-os a Deus. Não deixem que te afetem para cima ou para baixo. Dê isso à Deus!

3) Sensível demais: Um sinal na certa de instabilidade é que você vê tudo e ouve tudo como ela se relaciona a você. Saiba que Deus não pode construir sobre alguém sensível demais e que não descansa. Deus somente pode construir com pessoas que sabem onde estavam e para onde vão —NÃO pessoas que são preocupadíssimas  com os seus interesses, suas vidas, seu envolvimento, etc...

4) Amargura (internalizada): Paulo descreveu a fortaleza de Satanás como sendo imaginações. Quando você é estável você encontra 100% da sua identidade em Jesus. Paulo disse que se eu baseio quem eu sou nos homens e o que eles pensam de mim, eu paro de ser um servo de Deus (Gal. 1:10). A Vida de Jesus, que é a base de tudo que somos como seguidores de Jesus, é igual a nos darmos as nossas vidas (não só em teoria, mas em realidade) para outros, mesmo sendo eles ainda pecadores.

5) Desânimo:  Sendo que uma pessoa instável vive para prazeres tolos e satisfação de si mesmo, eles vão ficar desanimados se o prazer ou “tempo legal” não estão presentes.  Isso se aplica até para coisas que chamaríamos de “espiritual”.  Por exemplo, por que um “tempo bom de oração” aparenta ser espiritual para uma pessoa instável, logo então um “tempo de oração” que não é acompanhada de uma emoção forte provocará desânimo?.  Uma pessoa instável olha, e mede tudo pelas coisas externas, ao invés da Verdade de Deus.  Então, quando as circunstâncias parecem se encaixar, eles estão animados.  E quando as circunstâncias não se encaixam, eles se desanimam.  Lembre: VERDADE é o alicerce para estabilidade, não como as coisas estão no exterior!

6) Impulsivo:  A pessoa instável é movida por sentimento e simpatia e por esta razão reage pelas necessidades das pessoas e não pelo suprir de Deus.  Eu preciso reconhecer que NÃO é o meu trabalho prover para necessidades.  O meu trabalho é de perceber o suprir de Deus.  Quando Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos, o Pai foi glorificado e não Jesus.  Por que?  Porque Jesus esperou pelo suprir de Deus ao invés de reagir para com a simples necessidade.  Jesus nunca entrou em pânico por causa de tanta coisa ao seu redor que estava inacabada.  Entrar em pânico é ter falta de fé.  Se você crer que Deus é o Senhor dos Céus e da Terra, então pode acreditar que você pode ser um verdadeiro canal dos Céus ao invés de um “bombeiro dos céus”.  Fique disponível, seja um testemunho, dê a sua vida, mas não se desespere só porque Lázaro está doente.  Não é a sua responsabilidade.  Você NÃO é o bombeiro de Deus.


7) Motivos Errados:  se você é uma pessoa instável, irá agir em função de sua própria necessidade de aprovação e aceitação.  Isso é algo com que Jesus (em João 13) não teve nenhum problema.  Porque Ele sabia de onde Ele veio, e para onde estava indo, Ele não tinha nada em si mesmo para defender em o que os doze pensavam dEle quando Ele se colocou de joelhos para lavar os seus pés.  O mesmo é verdade sobre nós, se ficar claro em nossos corações porque estamos vivos, quem somos, de onde viemos e para onde vamos.  Se está claro para nós que a nossa identidade e valor são achados SOMENTE no amor do nosso Pai.  Se estas coisas estão claras, não há mais razão para correr atrás de aceitação de pessoas, aprovação, ser inclusa.  Não precisa mais buscar estas coisas e ser influenciados por elas.  Regozije-se que o seu nome está escrito no livro da Vida.  Age, fale, serve, ame — tudo por amor pelo seu Mestre, Senhor e Amigo. “O amor de Cristo nos constrange”.

8) Concupiscência dos Olhos:  Se você é uma pessoa instável, seus olhos vão se gratificar ao olhar para o que você tem e o que você fez.  Você irá achar prazer em gloriar nos seus “sucessos”. 

9) Inconstante:  Uma pessoa instável diz: “Se for a minha idéia e vem ao encontro das minhas expectativas, só então vou aceitar!” Este tipo de pessoa faz e fala coisas por razão de haver glória nelas para elas mesmas. Não tem nada a ver com a autoridade a direção de Deus.

10) Possessivo:  Uma pessoa instável segura outros com um punho de ferro. Se o opinião de fulano mudar, isso vai arrasar comigo? É necessário que eu entenda que eu vim do Pai e  estou retornando à Ele. Se isto estiver claro, eu mesmo assim vou dar a minha vida por elas independente se a opinião delas para comigo irá mudar... sem crise!


Um último lembrete: Jesus É o Autor e Consumador e irá nos apresentar perfeitos diante do Pai!! Creia nisso, dependa disso e continue a progredir, deixando para trás toda instabilidade —olhando plenamente para Jesus e Suas Promessas para que você possa então, abraçar, explorar e gozar de todas as maravilhas da Vida que Ele tem preparado para nós agora!

Gary Fray

Nenhum comentário:

Postar um comentário