ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ética Cristã


ÉticaÉ a investigação no campo da conduta ideal, bem como sobre as regras e teorias que a governam.
 Origem da palavra ética: ética vem do grego, ethos, que significa “costume”, “disposição”, “hábito”. No latim, vem de mos (mores), com o mesmo sentido “vontade”, “costume”, “uso”, “regra”.
Ética é na pratica: a conduta ideal e reta esperada de cada indivíduo.
Ética na teoria: é o estudo dos deveres do indivíduo, isolado ou em grupo, visando à exata conceituação do que é certo ou errado.

Obs. O homem pode até estudar, entender sobre ética, e até se propor a observa-la, mas não consegue por em prática, pois está subjugado pelo seu eu, pelos seus vícios, pelo sistema maléfico do mundo e pelo seus pecados, distanciado de Deus, na incredulidade e sob o domínio de demônios (Rm. 2.15-19; 3.; Ef. 1.; 2.).
Já os servos de Deus, pelo Espírito Santo que neles habita, trunfam sobre o pecado (Rm. 8.2).

3.     Ética Cristã:

É o conjunto de regras e de conduta que o cristão segue, vive e defende, tendo como fundamento a palavra de Deus. Para nós crentes em Jesus o certo e o errado deve ter como base a Bíblia Sagrada, “A nossa regra de fé e conduta”.

O termo ético, ethos aparece vária vezes no Novo Testamento, sempre significando conduta, comportamento, porte e compostura (habituais). A ética cristã deve ser fundamentada no conhecimento de Deus como é revelado nas escrituras sagradas, principalmente nos ensinos de  JESUS CRISTO, de modo que o cristão deve entender de uma vez por todas que “... ele morreu por todos para, para que os que vivam não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Co. 5.15), leia também (Ef. 2.15; Rm. 14.6-8; Gl. 2.20; 1Jo. 4.9; Fp. 1.21;), aqueles que ouvem as palavras de Jesus e as praticam passam a viver por Ele, assim como Ele viveu pelo Pai fazendo aquilo que O Pai mandou “Assim como o Pai que vive, me enviou, e eu também vivo pelo Pai; assim quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (Jo. 6.57).

Precisamos viver como pessoas mortas para o pecado, não permitindo que as práticas contrárias à vontade de Deus continuem reinando em nossos corpos. (Rm. 6.2, 11,12; 6.6,13; Gl. 5.16,24;  Ef. 4.17-19; 1Pe. 1.14; 2.11; 4.2-4; )


O que é ético ou não, na vida Cristã?

Existem inúmeras argumentos e considerações acerca deste tema, no entanto o que é ético para o cristão, são as definições do que é certo ou errado, da conduta ideal do ponto de vista bíblico. O qual expõe Deus como sendo, o fundamente o alvo da conduta ideal (Mt. 5.; Ef. 5.),ou seja o que devemos ou não fazer é aquilo que Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Senhor e redentor, aquele por quem tudo existe e por quem são todas as coisas, faria ou não. 
Recomendo a leitura do estudo: 
"Por que eu não devo fazer" 
"O que é ser Cristão" 
"O Cristão como sal da terra e luz do mundo"


Conclusão:

O comportamento de um Cristão deve ser um referencial, ele precisa entender o que é certo e o que é errado, num mundo em que os valores estão cada vez mais invertidos, os valores morais de Deus devem está gravados na consciência do ser humanos convertido ao Senhor, valores esses que são exarados do livro do Senhor. Devemos dar graças a Deus pó possuirmos o maior e o melhor referencial ético que o mundo já conheceu: A Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário