ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

sábado, 14 de dezembro de 2013

O Que Podemos Saber de Deus?


O que podemos conhecer de Deus é aquilo que ele de si revelou, através das obras da natureza, no desenrolar da história, mas principalmente  o que diz a Sua Palavra e claro na manifestação de seu filho Jesus Cristo, como está escrito:

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou”. Rm 1:19 

As primeiras são uma revelação não verbal, sem palavras e sem qualquer conotação redentora, mas são capazes de fazer qualquer homem saber da Sua existência.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. Rm 1:20 

A última sim é verbal e possui uma conotação redentora. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” Jo 5:39 .  Esta é a Teologia propriamente dita, o exame das escrituras para se entender de Deus aquilo o que Ele revelou de si mesmo nela e de como ele si revelou.


A Teologia Cristã não é um amontoado de pensamento dos homens sobre Deus e nem mesmo o que um espírito ou anjo se manifestou particularmente a alguém lhe dizendo, mas aquilo que Ele disse de Si mesmo através das Santas Escrituras.


Obs. Podemos conceituar Deus? Podemos explicar o que Deus é em perfeição? Não podemos!
Não podemos dissecar Deus como se faz a um cadáver e explicar todos os pormenores de Sua Pessoa. O finito não pode compreender o Infinito. Como está escrito:

Rm. 11.33-36 “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

No entanto aos seus escolhidos, aos seus santos filhos a quem Ele mesmo resgatou, O Senhor deu-lhes a capacidade de conhece-Lo.

Rm 9:23 “Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou”.

Ef 3:18 “Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade.”

Leia também (1Co. 2.11-16).

Por que Deus si manifesta a eles

Jo 14:21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".



Leia Também (2Co. 3.18; 4.6; Tt. 2.11; 1Jo. 1-3; Ap. 3.20)

Conclusão:

A força da teologia não está no pensamento dos homens, mas no resultado de análise cada vez mais apurada daquilo que Deus revelou de Si mesmo através das Santas Escrituras na pessoa de Jesus Cristo 

Jo 14:8-9 “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Jo 12:45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.”

Se Uma Pessoa não conhece a Deus, quem Ele é, a sua vontade e o que Ele faz, isso é por que essa pessoa não conhece a Jesus Cristo, "A imagem do Deus invisível"

Nenhum comentário:

Postar um comentário