ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como as pessoas do Velho testamento eram Salvas

Em Romanos 10:13-17 Paulo diz:
Pois
 "todo aquele que invocar o Senhor será salvo." Mas como hão de invocar Aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? Então... A fé vem por ouvir a mensagem e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Esta afirmação é a seguinte linha de raciocínio: (1) Em primeiro lugar, assumi que se deve invocar o nome do Senhor para ser salvo. (No uso paulino em geral e, neste contexto específico [ver v. 9], "o Senhor" refere-se ao Senhor Jesus Cristo). (2) Uma pessoa pode invocar o nome de Cristo, se acredita nele (isto é, ele é um Salvador que é invocado e pode responder a esse chamado com ele). (3) Ninguém pode crer em Cristo, a menos que já tenha ouvido falar dele. (4) Ninguém pode ouvir falar de Cristo a menos que alguém fale de Cristo (um "pregador"). (5) A conclusão é que a fé salvadora vem pelo ouvir (ou seja, ouvir a mensagem do evangelho), e este ouvir a mensagem do evangelho vem através da pregação de Cristo. A implicação parece ser que, sem ouvir o evangelho de Cristo, ninguém pode ser salvo.

Esta passagem é uma das várias que mostram que a salvação eterna vem somente através da crença em Cristo e nenhuma outra maneira. Falando de Cristo, João 3:18 diz:
 "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque ele não crê no nome do Filho único de Deus." Da mesma forma, em João 14:6 Jesus diz: "Eu sou o caminho, verdade e vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

Pedro, quando ele foi levado perante o Sinédrio, disse:
 "não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Claro, a exclusividade da salvação através de Cristo é que Jesus é o único que morreu por nossos pecados e é o único que poderia ter feito. Paulo diz: "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, que deu sua vida como resgate por todos" (1 Tm 2:5-6). Não há outra maneira de se reconciliar com Deus através de Cristo, porque não há outra maneira de lidar com a culpa de nossos pecados diante de um Deus santo.

Mas se as pessoas só podem ser salvas pela fé em Cristo, alguém pode perguntar, como crentes sob a Velha Aliança podia ser salvo? 
A resposta deve ser que aqueles que foram salvos sob a antiga aliança também foram salvos mediante a fé em Cristo, apesar de sua fé fosse uma fé que esperava com base na Palavra de Deus que prometeu a vinda de um Messias ou um Redentor. Falando dos crentes do Antigo Testamento, como Abel, Enoque, Noé, Abraão e Sara, o autor de Hebreus diz: "Eles viveram pela fé, e morreu sem ter recebido as coisas prometidas, mas sim reconhecê-las à distância ..." (Hb 11:13). O capítulo continua a dizer que Moisés "considerada desgraça por causa do Messias (ou Cristo) como de maior valor do que os tesouros do Egito, porque ele estava olhando para o seu galardão" (Hb 11:26). E Jesus pode dizer a Abraão: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o e alegrou-se" (Jo 8:56). Isso, novamente, evidentemente, refere-se a alegria de Abraão em olhar para frente ao dia do Messias prometido. Assim, mesmo os crentes do Antigo Testamento tinham a fé salvadora em Cristo, que olhou para a frente, não o conhecimento exato dos detalhes históricos da vida de Cristo, mas com grande fé na confiabilidade absoluta da promessa de Deus .

A Bíblia é necessária para a salvação, então, neste sentido: é preciso ou ler a mensagem do evangelho na Bíblia por si mesmo, ou ouvir de outra pessoa. Até os crentes vieram à salvação na Antiga Aliança por conta as palavras de Deus que prometeu um Salvador.

Além disso, essas instâncias repetidas de pessoas que confiaram nas palavras da promessa de Deus, juntamente com os versos acima mencionados que afirmam a necessidade de ouvir de Cristo e crer nele, parecem indicar que o que os pecadores precisam de mais apoio é a sua fé, para não ser simplesmente uma ideia intuitiva de que Deus poderia ser capaz de fornecer em um meio de salvação. Parece que o único fundamento firme o suficiente para suportar uma só fé é a palavra de Deus (seja falada ou escrita). Isso, em tempos antigos veio em um muito curto, mas desde o início temos evidências das palavras de Deus que prometiam que a salvação viria, palavras que eles confiaram que Deus chamou a si mesmo.

Por exemplo, mesmo na vida de Adão e Eva há palavras de Deus para apontar para uma salvação futura, em Gênesis 3:15 a maldição da serpente inclui uma promessa de que a semente da mulher (um de seus descendentes) esmagaria a cabeça da serpente, mas ele cairia ferido no processo, uma promessa dia foi cumprida em Cristo. O fato de que os dois primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel ofereceram sacrifícios ao Senhor (Gn 4:3-4) indica que eles estavam cientes da necessidade de fazer algum pagamento por seus pecados e a promessa de Deus para aceitar os sacrifícios oferecidos de forma adequada. Gênesis 4:7: "Se você fizer o que é certo, você poderia andar de cabeça erguida" novamente expressa em breves palavras de Deus em oferecer algum tipo de salvação a promessa de confiança de Deus. Como a história progrediu no Antigo Testamento, as palavras de Deus promessas que expressam foram se tornando cada vez mais específicas, e a fé do povo de Deus olhou para a frente para se tornando cada vez mais definido. No entanto, há sempre parece ser especificamente apoiado uma fé nas palavras do próprio Deus.

Assim, embora mais tarde possa se argumentar que pela Bíblia as pessoas podem conhecer que Deus existe e pode saber algo de suas leis, mas não parece haver possibilidade de chegar a fé salvadora além do conhecimento específico das palavras da promessa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário