Introdução:
A Parábola das Dez virgens
mostra a necessidade de estarmos preparados, para a vinda eminente de nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo, todos os cristãos devem estar preparados,
cheios do Espírito Santo, para aquele grande dia, afim de não serem
envergonhados ficando do lado de fora.
Esta parábola também serviu
para jogar por terra, o ensino errôneo dos escribas que afirmavam que o messias
primeiro abateria o poderio gentílico mundial e depois estabeleceria o Reino
teocrático. (At. 1.6-8).
I – Entendendo a Parábola:
1. O contexto em que estar inserido:
Jesus pronunciou esta parábola,
quando ensinava a respeito de sua vinda no sermão profético. Ele usa como
ilustração uma cena de casamento conforme os costume orientais.
A noiva lindamente vestida
acompanhada de dez virgens aguardava na casa dos pais a vinda do noivo, todas
as virgens conduziam lâmpadas acesas com azeite e uma reserva de azeite para o
improviso, porque as festas se realizavam geralmente à noite, a distancia entre
a casa dos noivos poderiam ser grande e a festa poderia durar vários dias de
acordo com as condições financeiras de cada noivo, por isso quem não tivesse
lâmpadas não era convidado para as bodas.
O noivo chegava com os amigos e
uma pessoa preparada o anunciava e os dois cortejos seguiam juntos para o local
das bodas, onde uma vez tendo entrado os convidados à porta era fechada e
ninguém podia mais entra na festa.
2. Os principais elementos da parábola:
·
As dez virgens – representa os dois tipos de cristãos; (os que estão
preparados e os que não estão preparados).
·
As lâmpadas com azeite – representa a vida de prudência e fidelidade, cheia do
Espírito Santo.
·
O noivo – representa a Cristo.
·
As bodas do casamento – reapresenta as bodas do Cordeiro.
3.
Verdade principal:
A parábola ensina a vigilância
espiritual e santidade contínua ante a vinda do Senhor como bem mostra a sua conclusão (v.13).
II – Debate teológico:
1. A que se refere o azeite na reserva? (vs. 3,4)
O azeite através da Bíblia é
símbolo do Espírito Santo, na sua missão de ungir, iluminar, purificar,
separar, etc. Nesta parábola especificamente representa a presença permanente
do Espírito Santo, aliada a Fé verdadeira e a santidade; não têm qualquer
fundamento Bíblico de que as virgens loucas representam os crentes sem o
batismo com o Espírito Santo ou sem poder.
Ser cheio da unção do Espírito,
é muito mais do que do que falar em línguas estranhas ou manifestação de poder;
é ser cheio do fruto do Espírito (Mt. 7.16-20; 12.33; Gl. 5.22; Ef. 4.32).
2. Esta parábola se refere ao período
da Grande Tribulação? (vs. 5-7)
Note-se
que tanto as virgens loucas como as prudentes foram surpreendidas com a vinda
inesperada do noivo, isso indica que a parábola das dez virgens se referem aos
crentes vivos antes da Grande Tribulação e não aqueles durante a Tribulação que
terão sinais específicos da vinda do Senhor em Glória (Ap. 19. 11-21; Mt. 25.
31-46).
O
“sono” nesta parábola não significa esfriamento espiritual, porque se fosse
isso as dez virgens estavam frias espiritualmente, visto que todas elas dormiram
tanto as prudentes como as loucas.
No
contesto da parábola a falta delas não foram terem dormido e sim não terem
azeite para guardar o noivo com as lâmpadas acesas.
O
sono na parábola significa o período em que as pessoas não vão estar esperando
pela volta de Cristo (v.13; Lc.17.26-29; 21.34-36; Mc. 13.33,35)
III – Algumas
Lições que podemos tirar dessa parábola:
1. A semelhança entre as virgens (v.1).
Todas elas pareciam idênticas:
todas eram virgens, todas faziam parte do cortejo nupcial; todas estavam
igualmente vestidas e tinham lâmpadas, todas estavam esperando o noivo para as
bodas. O incidente ocorreu no momento do brado (v.6), em que foi revelado quem estava preparada ou não
(vs. 2,3; Mt.24. 40-42).
·
Muitas pessoas serão
surpreendidas naquele dia, vai ser no arrebatamento da igreja que nós veremos
quem realmente está preparado ou não; os que estiverem preparados irão para o
céu, os outros ficarão de fora.
·
Obs. Amados irmãos, não
nos enganemos, o arrebatamento será sem misericórdia, o período de graça de
misericórdia é agora, o arrebatamento é a consumação dessa graça, quem estiver
na lista (o livro da vida) será levado e os que não tiverem serão deixados.
2.
A demora do noivo
A
demora do noivo serviu para distinguir as virgens (v.5).
A demora de Jesus
tem três grandes motivos:
·
Distinguir os crentes preparados,dos que não estão preparados, dos
sábios dos tolos, dos prudentes e dos insensatos.(vs.5-8)
·
Para que a humanidade se afunde cada vez mais nas suas iniqüidades
(1Tm. 3.13; Ap. 22.11)
·
E para que todos cheguem ao arrependimento (2Pe. 3.9). Por isso o
cristão deve estar sempre dando glórias a Deus, devemos glorificá-lo porque Jesus
está voltando, mas devemos glorificá-lo por que Ele não voltou ainda. Já pensou
se Jesus tivesse voltado três dias antes da nossa conversão? Aonde e como
estaríamos?
3. O clamor da meia noite
(v.6).
A meia-noite significa a
consumação de um dia, é a hora do selênico, é a hora em que a maioria dormem um
profundo sono, no caso da parábola é usada como
a hora em que todas estavam dormindo e foi a hora da chegada do noivo.
·
Isso aponta para o
inesperado momento para a volta de Cristo, para o começo de um novo dia
(tempo), para os salvos, que será precedida por um clamor (v.6): grito brado
sobrenatural nas alturas (1Co. 15.51,52; 1Ts. 4.16-17).
4. A culpa pelo fracasso:
(vs.5-10)
4.1. Para as virgens loucas elas não seguiram o
cortejo nupcial porque:
·
As lâmpadas foram à causa do problema “as nossas lâmpadas se
apagam” (v.8).
·
O esposo demorou a vir
(v.5).
·
As prudentes não
quiseram lhe dar um pouco de azeite (vs.8.9).
·
O esposo passou muito
rápido, não esperaram elas comprarem mais azeite (v.10).
Mas uma vez vemos Jesus citar
em suas parábolas que o ser humano continua fazendo o mesmo, culpando os outros
pelos seus fracassos, mas o que não se queixa o homem a não ser dos seus
próprios pecados (Lm. 3.39).
5.
O fechamento da porta: (v.10c)
A porta fechada aqui nesta
parábola não serve só para citar que os que estão de fora não podem entra, mas
para mencionar que os que foram levados pelo noivo e entraram para as bodas não
tem mais como sair (perder a salvação).
6.
O clamor sem resposta: (v.11)
Muitos
que não estiverem preparados clamaram, choraram amargamente por não terem sido
arrebatados, encheram as igrejas ou qualquer outro lugar que supostamente
acharem que poderão alcançar resposta, mas não serão ouvidos. É TARDE DE
MAIS.
Por
isso o Senhor nos adverte “vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora
em que o filho do homem há de vir” (v.13).
Conclusão:
Se o Noivo celestial voltar
agora,? Você está do lado de dentro ou do lado de fora? Não há meio termo, a
nossa preparação para a volta de Cristo deve ser agora, o crente deve estar
constantemente examinado a sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de
cristo em um tempo desconhecido e inesperado, para que possa ser achado digno
de ser levado pelo Senhor.
Prof. Luiz Carlos S. Soares.
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http://centralizadosemcristo.blogspot.com.br/p/contribua.html
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Linda explicação, um esclarecimento que não diminui nenhum crente mas mostra que devemos estar atentos ao chamado do Senhor. Parabéns claríssima a sua explicação.
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