Introdução:
O estudo teológico sobre o
Espírito Santo chamado de Pneumatologia,
procedentes de dois termos gregos: “Pneuma”
sig. Espírito; “hagios” sig santo; e “logia”sig. Estudo ciência.
A terminologia da palavra não
pode nos fornecer muito na investigação sobre este tema, no entanto estudaremos
sobre o Espírito Santo no tocante a sua natureza divina de acordo com que é
apresentado nas Escrituras Sagradas.
1. A
personalidade do Espírito Santo:
Há quem ensine erradamente
que o Espírito Santo não é uma pessoa, mais uma mera energia imperceptível, um
mero poder impessoal, um atributo etc. Ignorando que Ele uma pessoa dotada de personalidade própria e Divindade.
Obs. Se o Espírito santo não é
uma pessoa mais uma mera força ou poder de Deus como sugerem alguns que até
mesmo se dizem evangélicos, várias passagens da Bíblia não fariam sentindo Porque
sintam tanto o Espírito Santo como o poder. (Lc. 14.14; At. 10.38; Rm. 15.13)
2. Prova da
personalidade do Espírito Santo:
Personalidade é um conjunto
de atributos que identificam uma pessoa em seu aspecto e psíquico.
Personalidade consiste em se ter “Intelecto”, “afeto” e “vontade”.
A personalidade existe quando
se encontram em uma única combinação, inteligência, emoção e volição e ainda
auto-consciência auto-determinação,
desse modo o termo pessoa aplica-se aquele membro da Trindade que possuem essas
três principais faculdades ou potencialidade.
As ações atribuídas ao Espírito
santo nas escrituras só podem ser predicados de um Ser Pessoal.
2.1.
A Bíblia usa pronomes pessoais em relação ao Espírito
Santo:
“... o outro consolador” (Jo. 14.16)
“Quando Ele vier...” (Jo. 16.8,13).
“Ele testificará
de mim...” (Jo .15.26).
“... aquele consolador...”, “vos ensinará...”; “vos
fará lembrar” (Jô. 14.26).
“Eu...” (At. 10. 19,20).
2.2.
A palavra de Deus atribui a Espírito Santo atividades
pessoais e atributos de uma personalidade.
2.2.1. O Espírito
Santo possui entendimento:
·
O Espírito Fala
(At. 2.7.; 13.1; 21.11; Jo. 16.13)
·
O Espírito Ensina
(Jô. 14.26; 1Co. 2.13).
·
O Espírito Guia
(Jo. 16.13; Gl. 5.18).
·
O Espírito
Convence (Jo. 16.8).
2.2.2. O Espírito Santo
Possui vontade própria:
·
Ele impede (At.
16. 6,7).
·
Ele tem intuito,
finalidade (Rm. 8.27).
·
Ele convida (Ap.
22.17).
·
Ele Distribui os
dons (1Co. 12.11).
·
Ele também
rejeita (Hb. 3. 7-12).
2.2.3. O Espírito
Santo possui sentimento:
·
O Espírito Santo
se entristece (Ef. 4.30; Is. 63.10)
·
O Espírito Santo
tem ciúmes (Tg. 4.5).
·
O Espírito Santo
lamenta, geme (Rm. 8.26)
·
O Espírito Santo
Ama (Rm. 15.30).
3. Divindade do
Espírito Santo:
O Espírito Santo é uma pessoa
Divina, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
“Trindade” – É a doutrina da fé cristã segundo o qual Deus
subsiste em Três Pessoas distintas: O Pai,
O Filho, e O Espírito, embora uma em sua essência. As três pessoas são
iguais: Na substância; nos atributos absolutos e metafísico e morais.
Deus é três Pessoas, cada uma
das pessoas é plenamente Deus (O Pai é Deus, O Filho é Deus, O Espírito é Deus),
mas é um Só Deus.
“A procedência do Espírito Santo” – O Espírito Santo faz parte da Santíssima Trindade,
e a doutrina ortodoxa ensina que como Cristo é Deus por Eterna filiação, também
o Espírito Santo é Deus por Eterna precedência do Pai e do Filho (Jo. 15.26).
O Espírito que procede do Pai
e do Filho da mesma substancia, majestade e Glória que o Pai e Filho e
Verdadeiro e Eterno Deus.
3.1. O
Espírito Santo é mencionado junto com o Pai e com o Filho.
·
Na passagem do
povo pelo Deserto (Ag. 2.5; Is. 53.11)
·
No Batismo de
Jesus (Mt. 3.13-17).
·
Na ordem do
batismo dos convertidos (Mt. 28.19)
·
Na morte de
Estevão (At. 7.54,55).
·
Na benção
Apostólica (2Co. 13.13).
Obs. A Bíblia afirma que os
três são um (1Jo. 5.7), assim há um só
Espírito (Ef. 4.4); um só senhor (Ef. 4.5); E um só Deus (Ef. 4.6).
Vejam outros textos Trinitários
(1Co. 12.4-6; 1Pe. 1.2; Jd. 20,21).
3.2. O
Espírito Santo Possui Atributos Divinos:
Atributos é aquilo que é
próprio de um ser, Atributos Divinos são características essenciais da
Divindade:
·
O Espírito Santo
possui Onisciência:
Tudo é de seu Pleno
Conhecimento (1Co. 2.10, At. 5.1-5).
·
O Espírito Santo
possui Eternidade:
Infinito em existência, sem
princípio e sem fim e sem limite de tempo (Hb. 9.14).
·
O Espírito Santo
possui Onipresença:
Existência ao mesmo tempo em
toda parte, em todo espaço infinito (Sl. 139.7-10).
·
O Espírito Santo
possui Onipotência:
Tem pleno poder sobre todas
as coisas para fazer tudo que lhe apraz, quee não seja contrária a sua natureza
(Sl. 104.30; Lc. 1.35; 1Co. 12.11).
·
O Espírito Santo
é mencionado como: Criador (Jó 26.13; 33.4) e Senhor (2Co. 3.16-18).
Conclusão:
Deus está na pessoa do Pai do
Filho do Espírito Santo, e o Três são Um.
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