(1Pe. 2.12, 3.16;
2Co. 8.21;)
Ser Cristão é ter uma vida de Testemunho
– Devemos ter uma vida correta, honesta e irrepreensível não só dentro da igreja, mais principalmente
do lado de fora dela.
Um crente que só,
se comporta como crente dentro da igreja, é semelhante a um doente querendo dar
uma de são dentro do hospital.
Muitos irmãos têm
tido um mau comportamento no seu trabalho, escola, bairro, etc; e pior se
comportam sem qualquer reverencia na casa de Deus, o resultado disso é o mau
testemunho. (Rm 2.24)
Os escândalos são
prenuncio da volta de Cristo (Mt. 24.
10-13; Lc. 17.1), então é impossível que não venha os escândalos “mais ai daquele por quem vinher os
escândalos”. (Lc 17.1), melhor seria para esse homem não ter existido.
A entonação dada
por Jesus neste texto foi a mesma que ele deu pra Judas Iscariote quando ele o
traiu
“Ai daquele por quem
o filho do homem é traído...” (Mt. 26.24). Para os escribas e fariseus “Ai
de vós escribas fariseus
hipócritas...” (Mt.23.14-29), e para as cidades impertinentes “Ai de ti
Corazim, ai de ti Betsaida...” (Mt. 11.20-24).
- Três motivos dados por Jesus, que nos seria melhor amarramos algo bem pesado no pescoço e nos lançarmos no mar, do que fazermos qualquer uma dessas coisas:
1o Seria melhor nos lançarmos no mar com algo
bem pesado amarrado no pescoço, do que não querer, nos reconciliar com o nosso
irmão. (Lc. 17. 1-4).
2o Seria melhor nos lançarmos no mar com algo
bem pesado amarrado no pescoço, do que por causa de alguma atitude nossa
impedimos a entrada de alguém no reino de Deus. (Mt. 18. 6-7)
3o Seria melhor nos lançarmos no mar com algo
bem pesado amarrado no pescoço, do que servimos de tropeço ou impedirmos que alguém faça a algo para Deus
(Mc. 9.42).
1. Apostasia
(2Ts. 2.3).
·
A apostasia constitui-se no abandono
premeditado e consciente da fé cristã; é uma característica marcante dos
últimos tempos.
·
Existem dois tipos de apostasia: A teológica e a
moral. Na primeira observam-se os desvios doutrinários. Na segunda,
comportamentos contrários á santidade requerida por Deus em sua palavra (Hb.
12.14; 1Pe. 1.15,16).
·
As duas epistolas de Timóteo tratam do mesmo
tema a apostasia geral dos últimos tempos, demonstrando o que acontecerá neste
período que antecede a volta de Jesus.
·
Esses falsos pastores falsos mestres e
falsos profetas levam o povo de Deus a fábulas, superstições, misticismos,
sincretismos, a profanação e chegam ao ponto de negarem o pai e o filho (são os
unicistas).
2. Que tipo de
cristianismo estamos vivendo hoje:
Existem fatos que comprovam o cristianismo genuíno, os
apóstolos eram homens misericordiosos, fiéis, leais, verdadeiros, pregavam com
ousadia, sofriam perseguições, operavam maravilhas em nome do Senhor e eram
cheios do Espírito Santo.
Tais características têm faltado em muita gente que se dizem
crente hoje em dia. Vaidade, orgulho, egoísmo, avareza são algumas das coisas
maléficas que temos visto em grande escala em nossas igrejas, criando uma perda
de identidade em relação a Deus, vejamos alguma coisa do tipo de cristianismo
que estamos vivendo hoje:
2.1.
O cristianismo Triunfalista:
Segundo essa doutrina herética o crente não pode ter dificuldade,
ele não pode ficar doente e nem ser pobre, o que ele desejar e determinar tem
que acontecer, se não acontecer é porque ele esta em pecado ou faltou-lhe fé.
Ser pobre não sinal
de maldição (Mt. 26.11), (Mc. 14.7) (Dt. 15.11) (Jo. 12.8).
Como ser rico nem sempre é sinal de benção (Mc. 9.23) (Pv.
30.9).
Muitos servos de Deus ficaram doentes e não estavam em
pecado o profeta Elizeu que morreu de uma enfermidade, Paulo que tinha um problema muito sério de visão,
Timóteo que tinha constantes enfermidades
no estomago e Epafrodito que ficou tão doente
que esteve bem perto da morte.
2.2.
Cristianismo do entretenimento:
A doutrina herética do entretenimento, objetiva prender os crentes com atrações
carnais, com adaptações culturais, ou com modismo em nossa volta, este também é conhecido como
“cristianismo do multiculturalismo”.
Por mais que sejamos
pessoas que fomos influenciadas pela cultura em nossa volta desde o nosso nascimento, Deus nos adverte a não nos tornamos amigos do mundo (Tg. 4.4; 1Jo.
2.15-17).
E nós fomos colocados para transformarmos o mundo em nossa
volta (Mt. 5.13; Rm. 12.2; Ef. 5.11)
2.2.1.
Invenções humanas nos cultos:
O que temos visto hoje em dia são invenções das mais variadas possíveis como: Marcha evangélicas,
noites dançantes, blocos carnavalesco, entrega do Oscar, festa das bruxas
gospel, baile de fantasia, cine-pipoca etc. e usam isso dizendo que é uma
estratégia de evangelismo, o interessante
é que as duas religiões que mais crescem
no mundo não usam nada disso e são bem sucedia, a melhor estratégica de
evangelismo foi a ensinada por Jesus de dois em dois nas casas, mas como irão se eles não
confiam que as palavras de Jesus são a verdade, e se confiam por que não fazem como
Ele ensinou.
2.2.2.
O exagero na adoração:
·
Letras cheias de erros teológico e doutrinário.
·
Supervalorização dos chamados "ministros de
louvor".
·
Muito tempo dado ao louvor nos cultos.
·
Mundanismo na hora da adoração.
2.2.3.
O cristianismo da secularização:
Secularização na Igreja é o modo como esta vive age e
acomoda-se aos padrões do mundo, ai
pervertem o ensino Bíblico “o calvário não é mais pregado”, abandonam o
que é santo e utilizam a fé com fins escusos e adotam idéias contrárias a são
doutrina cristã.
Quando a secularização entra em nosso meio, com isso vem a perda de identidade, fazendo com que valorizamos mais a forma do que o conteúdo com alegação de
fazermos parte de uma nação rica em eventos culturais e que os nossos jovens
precisam disso por que são jovens.
Existem templos evangélicos cujos átrios vêem-se roda de
capoeira; ensaio de blocos carnavalescos.
Enquanto no santuário vemos os chamados louvorzão com movimentos
estranhos, trenzinhos, gritos de agitação coordenados para movimentar a massa,
grupos de danças e coreografias mundanas, ritmo e arranjo de música seculares,
linguajar chulo ou gírias, arregados de muita fumaça, jogo de luz etc. É um
Show! Menos adoração.
Irmãos na inventemos nada para agradar os homens por que
com isso não seremos agradáveis a Deus (1Ts. 2.4; Ef. 6.6). Fiquem atentos por
que existem coisas que tem até aparência de piedade, mas para nada presta senão
para satisfação da carne (2Tm. 3.5; Cl. 2.23).
2.3.
Cristianismo Liberal:
Essa doutrina tem a sua origem no relativismo e também é conhecida como “cristianismo permissivista”, ela
consiste em ter o mundanismo e suas práticas
imorais, sendo aceitos como algo natural dentro da igreja, indo conta a
ética cristã.
O que antes causava espanto e estranheza , hoje em dia, não
causa mais, o que antes nós condenávamos, hoje eme dia é visto como normal ou como uma fase que vai passar.
O cristianismo liberal leva-nos a ambição pelo:
·
Poder (Tg. 4. 1,2; Fp. 2.21; 3.17,18; Cl. 2.17;
2Pe. 2.1,15 Jd. 11-16).
·
Dinheiro (1Tm. 6.5,9; Jo. 10.12,13; Fp.
3.17,18).
·
Sexo (1Pe. 2.1,14,19; 1Co. 10.8).
3. O cristão deve portar-se de um modo que nao de escandalo (Hb. 12.1; 1Co.10.32).
3. O cristão deve portar-se de um modo que nao de escandalo (Hb. 12.1; 1Co.10.32).
O caráter do cristão deve estar pautada no:
·
Caráter de Deus (Sl. 99.3; 116.5; Jr. 10.10).
·
Nos Dez mandamentos (Mt. 5.7-28).
·
No sermão do Monte (Mt. 5.7-28).
·
Toda Escritura (2Tm. 3.16-17).
As mudanças no cristão devem ser radicais (2Co. 5.17).
·
Novo pensar (Cl. 3.1-4; Fp. 4.8; Rm. 12.2).
·
Novo sentir (Cl.3.12-15).
·
Novo proceder (Ef. 4.17-24; 1Jo. 2.6; Cl. 2.6)
Conclusão:
O movimento Neo-Pentecostal
é o maior responsável pela maioria das coisas que já falamos até aqui e outras mais, não são todos, mas infelizmente são muitos, é inúmeras
coisas que eles inventaram e continuam inventando, e para aumentar ainda mais a
sua conta além do modismo doutrinário estamos vendo o
“Restauracionalismo”, que é trazer ritos do
antigo concertos para os dias
atuais. Piorando ainda mais o seu
sincretismo introduzindo elementos de religião ocultista como ponto de contato
para fé do povo. (1Tm. 6.3-5; 2Tm. 3.6-9;
1Co. 6.10).
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