Harmonia evangélica
Uma Harmonia evangélica é uma tentativa de mesclar ou harmonizar os evangelhos canônicos dos quatro evangelistas numa única narrativa. O mais antigo exemplo é o Diatessarão de Tatiano, do século II d.C. Uma harmonia evangélica pode também ajudar a estabelecer uma cronologia de eventos da vida de Jesus como apresentada nos quatro evangelhos canônicos e como eles se relacionam entre si. O processo é complicado pelas diversas discrepâncias no relato dos quatro evangelistas.
As particularidades de cada evangelho complicam a criação de uma cronologia única e harmonizada. Porém, alguns consideram que estas particularidades são cruciais para podermos chegar numa ordem cronológica viável. Alguns estudiosos também questionam aconfiabilidade histórica dos Evangelhos.
Tentativas de harmonização
Os termos "harmonia" e "sinopse" tem sido utilizados para se referir às tentativas de se atingir uma harmonia evangélica, embora eles tratem de coisas diferentes. Tecnicamente, uma "harmonia" junta seções dos evangelhos numa única narrativa, mesclando os quatro evangelhos. Há quatro tipos básicos de harmonia: "radical", "sintética", "sequencial" e "paralela". Uma "sinopse", muito similar à harmonia paralela, se foca em eventos chave e junta textos ou relatos parecidos em paralelo, colocando-os lado-a-lado, usualmente em colunas[1].
O Diatessarão de Tatiano, que data de circa 160 d.C. é possivelmente a primeira harmonia. No século III, o cristão Amônio de Alexandria desenvolveu o percursor das modernas sinopses, as chamadas "seções amonianas", na qual ele começa com o texto de Mateus e vai copiando nele eventos paralelos. No século V, Santo Agostinho escreveu extensivamente sobre o assunto no seu livro Harmonia dos Evangelhos[2]. Não se conhece nenhuma outra grande harmonia evangélica até pelo menos o século XV.
O século XVI testemunhou um renovado interesse no assunto. Neste período, a "estrutura paralela em colunas" foi introduzida, parcialmente como resposta ao crescimento da disciplina da crítica bíblica e este novo formato foi utilizado para enfatizar a veracidade dos evangelhos. Não está claro quem produziu a primeira harmonia evangélica neste período, mas Charles Dumoulin, em 1565, e Gerhard Mercator, em 1569, se utilizaram de abordagens parecidas. Em termos de conteúdo e qualidade, a sinopse de Johann Jacob Griesbach, de 1776, é um exemplo notável.
No século XIX, outras tentativas do tipo "recorta e cola" foram feitas, que não eram tecnicamente harmonias, como por exemplo a Bíblia de Jefferson, de 1819, que colocava versículos selecionados em ordem cronológica, mas que removeu grandes seções que Thomas Jefferson considerava como "muito sobrenaturais"
O Synopticon de W. G. Rushbrooke, de 1880, é por vezes considerado como sendo um marco na história das sinopses, pois ele se baseia no conceito de "prioridade de Marcos" (ou seja, considerar o Evangelho de Marcos como base). Treze anos depois, John Broadus se utilizou de relatos históricos para dar prioridades em sua harmonia, enquanto que as tentativas anteriores se utilizavam de festas como os principais marcos para identificar as datas que dividem a vida de Cristo como contada nos evangelhos.
Dois livros separados, ambos intitulados "Synopsis of the Four Gospels", um por Kurt Aland[ e outro por John Bernard Orchard são considerados como os textos-padrão no campo da harmonia evangélica desde o século XX[5]. Em 2006, Gregg Zegarelli publicou uma harmonia com um extenso sistema de numeração para conseguir rastrear todo o processo de harmonização.
Uma harmonia paralela
A tabela a seguir é um exemplo de uma harmonia paralela. A ordem dos eventos, especialmente durante o período do ministério de Jesus, tem sido alvo de muitos debates e de especulações acadêmicas. Mesmo comparando a obra de diversos estudiosos, outras harmonias podem diferir substancialmente desta na ordem dos eventos. A estrutura episódica é baseada nas obra A Harmony of the Gospels in Greek, de Edward Robinson, e Harmony of the Gospels, de Steven L. Cox e Kendell H Easley.
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Muito boa a abordagem. Gostei do que li. Jesus abençoe a tua instrumentalidade.
ResponderExcluirObrigado o nosso objetivo é ser útil aos irmãos trazendo estudos que exalte o nosso Senhor Jesus.
ResponderExcluirO Texto foi copiado da Wikipédia
ResponderExcluirkkkk direto vc
Excluirmuito bom.... parabéns
ResponderExcluirTá errado essa cronologia observemos joao batista avisa Pedro e andre sobre JESUS e depois encontram Filipe e natanael esse são os primeiros discipulos de JESUS joao cap 1 e logo após jesus entra em cana junto com eles e depois encontram se com Nicodemos e logo após desce para Judéia para jerusalem para fazer a primeira purificação do templo nesse intervalo Pedro e andre voltam a sua profissão .Jesus volta para galileia faz seu segundo milagre joao cap 4 o filho de um oficial romano segunda vez em cana da galileia .
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