SEARA NEWS
PAULO PONTES
Na
entrevista, com exclusividade para Seara News, o pastor esclarece
assuntos polêmicos, do ponto de vista bíblico, doutrinário e teológico,
destacando a importância da doutrina bíblica para a igreja. As citações e
referências bíblicas são à luz do texto original.
Ex-cientista
da NASA, a agência espacial americana, o pastor Antônio Gilberto é
consultor doutrinário da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde,
mestre em Teologia, graduado em Psicologia, Pedagogia e Letras, membro
da diretoria da Global University nos Estados Unidos e autor dos livros
“Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios”, “O Calendário da
Profecia”, “O Fruto do Espírito”, “A Bíblia: o livro, a mensagem e a
história”, “A Prática do Evangelismo Pessoal”, “Verdades Pentecostais”,
“A Bíblia através de séculos”, “Crescimento em Cristo” e “Manual de
Escola Dominical”, sendo este último o seu maior best-seller, com mais
de 200 mil exemplares vendidos. Em outubro de 1997, ele recebeu da Abec
(Associação Brasileira de Editores Cristãos) o prêmio Personalidade
Literária. É uma das maiores personalidades da literatura no Brasil.
Entre os
dias 16 e 18 de novembro, o pastor Antônio Gilberto esteve em Vila
Velha/ES, ministrando um Seminário de Escatologia Bíblica, realizado
pela Assembleia de Deus Praia da Costa. Durante o evento agendamos uma
entrevista, que aconteceu numa sala do hotel onde estava hospedado com
sua esposa, na orla da Praia da Costa.
Na
segunda-feira, 19, pela manhã, chegamos ao hotel, no horário combinado
(Natan, Edenin e eu), e enquanto aguardávamos a liberação da sala,
combinamos o tempo da entrevista, algo em torno de 15 minutos, devido
aos compromissos do pastor. Mas durou um pouco mais, cerca de 50
minutos! No final, ele agradeceu, e pediu, em um tom extrovertido, para
editar e colocar em 5 minutos. Acompanhou a nossa entrevista, o pastor
da igreja anfitriã, Marinelshington da Silva, acompanhado do irmão
Alvim, que sairiam em seguida com o pastor Antônio Gilberto para
Cachoeiro de Itapemirim, no sul do ES.
Durante a
entrevista o pastor citou pontos de sua experiência, para ilustrar e
facilitar o entendimento às respostas. Alguns não serão publicados, por
questões obvias. Foram momentos de muita reverência e contrição.
Seara News (Paulo Pontes) - O movimento neo-pentecostal tem levado as pessoas ao entendimento de que a moda agora é ser pentecostal. O que o senhor diz?
Pr. Antônio Gilberto
- O ponto principal está na palavra neo-pentecostal, que é um desvio da
doutrina. Se alguém é desse movimento não queira me querer mal, mas o
movimento neo-pentecostal ou neo-pentecostalismo, é desvio da doutrina
da Bíblia.
A Assembléia de
Deus vem entrando nesse campo e aceitando porque nossos queridos
pastores – (pastor que eu digo não é ter o título, é o homem conduzir o
rebanho. Então o irmão venha entender que eu não estou falando do pastor
porque tem o título e a carteira de pastor, mas o homem que Deus
colocou à frente do rebanho segundo o Novo Testamento) – não ministra a
doutrina. Ensinar, não tem tempo. Eu não estou querendo dizer que o
pastor faça isso sozinho, é claro que não faz. Uma igreja quando tem dez
membros, quinze membros, o pastor consegue fazer muita coisa, mas
quando tem cem, quinhentos, mil, dez mil, é claro que Deus dá para ele
uma equipe imensa. Agora eu pergunto: “Quem são esses homens e mulheres
que estão ajudando o pastor?” Então, o movimento neo-pentecostal é um
desvio da doutrina da Bíblia.
Uma coisa que
ajuda na resposta: por que eles se desviaram? – Falta de ensino
doutrinário na igreja. É só pular, cantar, falar em buscar o batismo,
falar em línguas, etc. E a doutrina bíblica que é a doutrina que
equilibra? Então oremos para que eles voltem.
Nós estamos
entrando pelo mesmo caminho, porque o movimento neo-pentecostal, do dia
para a noite, enche os templos. Mas encher de quantidade, não é encher
de qualidade! Deus quer o templo cheio! Mas, como é que um templo se
enche pela quantidade? Através da conversão! E como é que um templo se
enche através da qualidade? Pelo discipulado! Mas vejamos, nós não temos
tempo para ministrar discipulado. O rebanho cresce e muita gente pensa
que discipulado é ter um grupo de pessoas que se reúnem certos dias, mas
discipulado, aquele que Jesus disse “ide e fazei discípulos”, é algo
maravilhoso. Então nós temos milhões e milhões de abandonados, crianças
abandonadas nas igrejas (criança que digo, é no sentido espiritual).
Fala-se tanto, a prefeitura, Vila Velha, o Brasil, “menor abandonado,
menor abandonado”, e na igreja menor abandonado é uma coisa horrível
(menor abandonado que eu digo, é na fé). Os irmãos se recordam daquele
brado do salmista Davi quando disse “ninguém cuidou da minha alma”.
Aquilo dói na alma da gente. Como é que Davi escapou? “Ninguém cuidou da
minha alma”. Então, do lado de cá nossa culpa é ministrar a doutrina,
porque é difícil, é difícil. A doutrina todo mundo sabe que não é fácil.
Não existe uma só doutrina organizada, catalogada como de A a Z, mesmo a
mais simples, desdobrada, ou seja, é preciso à pessoa com graça, unção e
sabedoria, coligir, reunir, orar, jejuar e horas e horas a sós com
Deus. Então o resultado está aí, o movimento neo-pentecostal ganhando
tempo em nosso meio, e nós da Assembleia de Deus (a Assembleia que eu
digo é a igreja ortodoxa) acabamos sofrendo com isso.
Então essa a
minha resposta pode ajudar o irmão depois a passar um filtro, mas,
neo-pentecostal (nome bonito: neo-pentecostal) movimento pentecostal
novo, nada, desvio! Eu inclusive tenho dado aulas lá a pedido deles,
pelo menos lá no Rio de Janeiro, ministrando estudos algumas vezes, mas é
difícil devido o tempo. São pessoas conhecidas. Mas nós estamos
absorvendo, ou seja, no passado, vinte, cinquenta anos atrás, eram eles
que vinham a nós pedir ajuda, batistas que eram batizados,
presbiterianos que recebiam o batismo, hoje somos nós que vamos beber
lá. Deus tenha misericórdia de nós. Os irmãos não pensem que eu estou
dizendo que a Assembleia de Deus é a única igreja certa, a Assembleia de
Deus não é uma igreja, é uma denominação. Igreja que eu estou falando é
a igreja do Novo Testamento, lá de 1 Co 12.
Seara News
- Renovação e Inovação são palavras parecidas, mas com significados
diferentes dentro da visão pentecostal. Qual a correta definiçãos dos
termos, para esclarecimento da nova geração de obreiros, líderes e
crentes em geral?
Pr. Antônio Gilberto
- Eu confesso, não é correto dizer isso, “dentro da visão pentecostal”,
eu sugiro que esse termo seja trocado. Não existe visão pentecostal,
existe visão escriturística dentro da visão pentecostal. Irmão Gilberto,
por quê? Porque a igreja do Deus vivo, a igreja dos primogênitos, é
aquela de Atos capítulos de 1 a 28. Igreja do Senhor.
Por que chamam a
gente de pentecostal? Devido o fato de Deus ter despertado a igreja lá
pelo século XVIII e XIX, e começou aquele movimento entre os metodistas
lá na Inglaterra, depois passou para a América, em 1850, 1870 e foi
aumentando, em 1880 eles começaram a jejuar e sentir fome de mais poder e
quando o século virou Jesus começou a batizar entre os metodistas. Era
coisa nova, batizar, batizar, como é que vamos chamar? Chamaram primeiro
de Movimento da Santidade (Holiness Movement) e etc. Até que em 1901
começou a formar um grupo e depois surgiram outros (Apóstolos da Fé).
Mas isso é coisa local, em Atos dos Apóstolos é a Igreja como tal.
Prosseguindo,
renovação e inovação são termos opostos. Renovação (renovação é claro,
espiritual) é a pessoa ser libertada por Deus (Deus usa os instrumentos
que Ele quer) e a pessoa buscar o cristianismo bíblico. E onde está esse
cristianismo bíblico? No sentido público, de Atos 1 a 28. Graças a Deus
pelo livro de Atos. E daí para frente lá se vai principalmente de
Romanos até o livro de Judas. Então renovação é algo maravilhoso.
Renovação é para quem envelheceu, caiu na rotina, o que é um perigo.
Nossos irmãos batistas, presbiterianos, são uma benção de Deus, a gente
os ama, mas o que aconteceu com eles, coitados? Rotina, eles caíram na
rotina. Quem é que aguenta rotina? Feijão com arroz todo dia, arroz com
feijão todo dia, rotina. Não, rotina não minha gente! Então, renovação,
todo crente normal precisa viver uma vida renovada. Por que irmão
Gilberto? Porque envelhece, espiritualmente falando. E como que acontece
isso? O Espírito Santo tendo predominância. E inovação? A inovação,
Deus nos guarde! Inovação são modismos descabidos, que surgem na pessoa,
passam para a família, passam para a igreja. Por causa de que? Falta de
conhecimento doutrinário ungido da parte de Deus. Porque a doutrina é
viva, a doutrina tem poder vivo. Então a doutrina é a base fundamental
da igreja. Naquela manhã que estivemos junto com os colegas lá no
templo, eu li Atos 2.42, bem no princípio do livro de Atos: “e
perseveravam na doutrina”. Muita gente pensa que doutrina é conversa
fiada, quando o termo que está ali, o termo que o Espírito Santo usou
(que às vezes é traduzido diferente) é conteúdo bíblico normativo,
conteúdo bíblico normatizador. Pronto, eu estou de parabéns, é isso que
eu preciso! Eu preciso, usando uma linguagem secular, de um estatuto, um
regimento interno, usando uma linguagem figurada, como é uma empresa,
um estado, um país, constituição. Então o que é doutrina? Doutrina é um
ensino bíblico normatizador. Nem para a direita nem para a esquerda,
sempre permaneciam perseverando na doutrina dos apóstolos. É uma pena
que aquilo não continuou. Os irmãos se lembram de que a igreja de
Corinto se desviou, inclusive deu problemas, problemas, problemas, e
quando chega ao capítulo 15 o que Paulo diz? Muitos de vocês não são
salvos. Está lá escrito, infelizmente muitos de vocês não são salvos.
Mas não é novidade, porque o Senhor Jesus…, se lembra de João capítulo
2, quando Jesus disse: eu não confio em vocês, vocês estão crendo
naquele milagre que aconteceu em Caná, mas não confio. O próprio Jesus
não confiava neles, está escrito. E eram crentes. O próprio Jesus não
confiava neles, é uma pena! Então, a doutrina é a chave. Agora, é claro,
a doutrina não é feito um “b – a – bá”. Mas a doutrina é ungida, a
doutrina é inspirada pelo Espírito Santo, tem poder.
Então,
renovação, Deus envie sobre nós, busquemos a renovação. Agora inovação,
Deus nos guarde. Sim, mas lá, do dia pra noite enche. Encher de
quantidade não é encher de qualidade. Deus conta primeiro não é com
quantidade. Quantidade é uma benção. Não sou contra! Quem é contra isso?
Mas quantidade com qualidade!
Irmão Gilberto,
como é que se enche uma igreja de quantidade correta? Conversão,
conversão genuína. E como é que uma igreja enche de qualidade? Conversão
com discipulado, ou seja, doutrina.
Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação [...] Ordenar mulheres para o Santo Ministério, não tem base nas Escrituras.
Seara News
- Um assunto polêmico, cujo debate já dura por décadas, é o ministério
pastoral feminino. Hoje algumas Assembleias de Deus já reconhecem a
ordenação de mulheres. Existe respaldo bíblico-doutrinário para isso?
Pr. Antônio Gilberto
- Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação… Mulheres no Santo
Ministério, tanto venham. Inclusive muitas vezes elas fazem o trabalho
melhor do que os homens. Mas ordenar para o Santo Ministério, não tem
base nas Escrituras. E como é que isso está acontecendo? É a igreja a
culpada e a igreja vai prestar conta disso. A igreja que eu digo não é a
igreja o prédio, os responsáveis vão prestar conta disso. Jesus nunca
ordenou mulheres. O apóstolo Paulo que é um paradigma, não separou,
nunca ordenou mulheres. Agora, mulheres trabalharem no Santo Ministério,
tanto venham. Cantoras, professoras de escola dominical e etc. Mas
irmão Gilberto, e diaconisa? Lá no livro de Romanos o apóstolo Paulo
disse que aquela irmã era diaconisa na igreja de Cencréia. Onde está
isso no original? Não existe! Sim, mas o comentário que eu li diz que
era diaconisa. Conversa! No grego está na forma masculina, ou seja,
Paulo deixou aquela mulher ali provisoriamente, ou então o trabalho era
novinho e não tinha homem nenhum para exercer o diaconato, ele disse vem
cá “fulana” (Febe), faz o trabalho aqui, a obra de Deus não pode parar
por causa de problema humano. Está no masculino.
Uma vez um
pastor presidente de uma grande e renomada convenção, nós estávamos
juntos em Goiânia ministrando, e ele no hotel conversando comigo, disse:
“estou agora na presidência, vou incentivar, irmão Gilberto, o
diaconato das mulheres que está praticamente parado. O que o irmão diz?”
- Eu prefiro primeiro que o senhor que é o chefe, me dê alguma coisa.
Ele disse: “eu
me baseio lá em Rm 16, Febe, aquela irmã que era um tesouro na igreja de
Cencréia (inclusive quando os irmãos forem a Grécia visitem as ruínas
de Cencréia. Eu fui lá visitar, só tem ruínas, e eu fiquei pensando onde
é que ficaria aqui a casa dela, porque tudo indica que era uma mulher
de muito dinheiro. Paulo disse: “ela me hospedou muitas vezes, e
hospedou a muitos”), que era diaconisa, a Bíblia em português diz: que
serve ao Senhor na igreja de Cencréia, outra versão que eu tenho diz que
ela servia como diaconisa”. Eu me calei, e ele disse: “uma segunda
passagem, irmão Gilberto, que eu tenho em mente é lá em Timóteo quando a
Bíblia diz: e as mulheres…”
Eu disse:
Pastor, a passagem de Romanos no original está no masculino, pode pegar
qualquer manuscrito bíblico. Ou seja, ou o trabalho era novinho e não
tinha homens habilitados, e o apóstolo Paulo um homem cheio do Espírito
Santo, a obra de Deus não ia parar por causa de problema humano. Vem cá,
Febe, exerce aqui enquanto não se prepara um homem, ou então não sei a
razão, a Bíblia não explica, mas está no masculino.
“E lá em Timóteo?”
Pode pegar o
termo original que a oração no grego pára, e quando diz as mulheres, são
as esposas dos obreiros. Ele parou, e parou até hoje.
Voltando a
pergunta, o que o irmão diz disso? É anti-bíblico. E o que fazer? Quem
estiver fazendo vai prestar conta a Deus. Mas infelizmente não é só
ordenação de mulheres, é muita coisa que a igreja decide por ela. Eu
podia fazer menção aqui, não vou, não há necessidade. Para ninguém
pensar que é só esse fato: São várias coisas que a igreja faz sem ter…
Por exemplo, há igrejas que só separam (consagram) obreiros para o
diaconato se forem casados, não estou criticando a igreja local, há
igreja que só separa (consagra) casados, porque o escândalo está sendo
grande de obreiros solteiros. Enfim, a igreja que tomou a decisão, não é
a Bíblia.
Batismo em
águas: tem igreja que a pessoa se entregou pra Jesus, foi perdoada ali
mesmo, foi convertida, batiza na água. Tem igreja que diz: “Não, aqui
pra ser batizado tem que fazer um cursinho”. Lá na minha igreja, por
exemplo, tem um cursinho de três meses, onde está isso na Bíblia? Lugar
nenhum. É a igreja que decide!
Realização de matrimônio, esse caso é mais um, só que este é grave.
Então, em
resumo, não tem base na Escritura, nem no Antigo, nem no Novo
Testamento. Deus quer a mulher no ministério, quanto mais, melhor, para
muita tarefa. Mas ordenação para cuidar do rebanho Deus reservou para o
homem. De modo que esse negócio está dando problema. E os que estão na
Assembleia de Deus? Vão prestar conta a Deus! Vamos brigar com eles?
Deixa pra lá, vão prestar conta a Deus! Esse é que é o problema, a
Bíblia diz cada um de nós. Eu vou dar conta e os irmãos vão dar conta
também. Se o Tribunal de Cristo fosse coletivo…, mas a Bíblia diz cada
um. Então nós temos que pensar nisso.
Seara News - Qual o posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura sociológica na pós-modernidade?
Pr. Antônio Gilberto
- Em primeiro lugar, o que é pós-modernidade, no sentido bem popular? É
o predomínio do humanismo, (não estou falando de humanitarismo, estou
falando de humanismo). E o que é humanismo em filosofia? É o homem ser o
centro e Deus jogado fora. É isso que o mundo, inclusive o Brasil vive.
E como começou isso? Começou há décadas, logo depois da Segunda Guerra
Mundial. Então não é o humanitarismo, porque este é uma coisa
maravilhosa, eu estou falando de humanismo. E o que é humanismo, onde
está na Bíblia? 2 Timóteo 3, está bem claro isso lá, como sinal da vinda
de Cristo. O homem passa a ser o centro de tudo e Deus na periferia
jogado fora. E pode ver, a sociedade chegou nesse ponto. Nem na igreja
Católica, eles vão à missa só pra marcar ponto, nem sabem quem é o
vigário, acabou. A igreja Católica hoje vive somente desta forma.
Então qual o
posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura
sociológica na pós-modernidade? Pós-modernidade é um movimento
filosófico de inspiração satânica que começou logo depois da Segunda
Guerra Mundial, por volta do ano de 1947.
E qual é a
filosofia? O homem é o centro de tudo. Pode-se ver, colégio, faculdade,
fábrica e tudo. E Deus? Jogado fora, nem é mencionado.
E no passado?
Não, no passado pelo menos em teoria, hoje nem em teoria. E o que é que
diz a Bíblia lá nas epístolas? Moralmente o mundo irá de mal a pior.
Tecnicamente não. Quem é que não sabe que tecnicamente o mundo está se
tornando uma maravilha? São satélites, computadores, é uma benção. Mas
moralmente, irmãos queridos, não vai mudar, vai piorar. Mas essa nova
geração, e escola, e programas do governo, as associações? Não dá em
nada, a Bíblia diz, irá de mal a pior. Em que sentido? Moralmente.
Graças a Deus que a igreja está na terra pregando o Evangelho, só que a
igreja tem que tomar cuidado pra se manter renovada, e isso custa um
preço porque o humanismo, ou seja, o pós-modernismo tomou conta da
sociedade e principalmente da juventude. Deus tenha misericórdia da
juventude! O irmão Edenin Pontes Neto tem 22 anos, essa idade é difícil.
Então um jovem como o irmão, na igreja, devemos levantar as mãos não
sei quantas vezes para o céu e louvar a Deus.
Quando eu
estive na Escandinávia, pouco tempo em viagem de pesquisa, mas ninguém
sabia, os irmãos sabem que foi a Escandinávia que evangelizou a América
do Sul, muita gente pensa que foi só o Brasil, na época eles mandaram
missionários também para a Argentina, Peru, Chile, Colômbia, nós somos
brasileiros destacamos o Brasil. Os irmãos sabem disso, que vieram da
Escandinávia, da Suécia, da Finlândia, da Noruega. E vejam, claro que eu
estou repartindo isso porque os irmãos são obreiros, se fossem novos
convertidos eu não compartilharia isso. Na nossa despedida lá, o pastor
da Igreja Filadélfia, pastor Scott, nome bem difícil dele, um pastor
ainda bem jovem, disse:
- “irmão Antônio Gilberto, eu gostaria de saber como será sua volta”.
Eu disse: “eu tenho que pegar um vôo às 16 horas para Berlim e preciso estar liberado, enfim, até a hora do almoço”.
Ele disse:
“Olha, eu vou convocar hoje à noite, domingo, o ministério pra uma
despedida, com um café, uma palavra da parte do irmão”.
Eu falo um
pouquinho de sueco, era pra falar melhor, mas a gente perde o controle. O
sueco é muito parecido com o inglês, o finlandês é mais parecido ainda.
Bom, veja só o que aconteceu: no momento certo eu estava numa sala
muito bonita, aproximadamente uns 60 homens e mulheres, diáconos, etc.
Eu compartilhei um texto bíblico, ele apresentou os obreiros que eram
obreiros-chave, logo em seguida ele disse:
- “Meus irmãos,
o irmão Gilberto ele precisa se organizar para viajar, agradeço os
irmãos por terem vindo, tiramos foto, agora eu dispenso os irmãos, por
favor, deixem o recinto calmamente”.
Ele chegou pra mim e disse:
- “Irmão
Gilberto, eu preciso, eu e minha esposa que está aqui, ficar alguns
minutos com o irmão antes do irmão ir para o hotel”.
Então os obreiros se despediram, nos abraçamos ali, tiramos fotos e foram embora. Logo que saíram, ele disse:
- “Vamos para o meu gabinete”.
E quando chegamos lá no gabinete ele disse:
- “Olha irmão Gilberto, fomos nós”. Ele disse isso com os olhos lacrimejando e com a voz embargada.
- “Irmão
Gilberto, o irmão bem sabe que fomos nós que no século passado, a
Escandinávia, principalmente a Suécia, que Deus abalou o país, batizou
com o Espírito Santo levantou aquela igreja poderosa e uma das primeiras
coisas foi mandar missionários, e missionários para o Brasil, Daniel
Berg e Gunnar Vingren e dezenas de outros”.
Deus os
abençoou que levantaram aquela obra no Brasil e depois vieram os
missionários americanos, enfim. Aquilo me doeu. De fato nós estamos
pecando.
Ele disse isso comovido:
- “A gente nota
irmão Antônio Gilberto, ida e volta de obreiros do Brasil pra América,
para o Canadá e nós aqui abandonados”. Então com lágrimas nos olhos ele
disse: “Venham nos socorrer!”
Aquilo me doeu, eu não agüentei e chorei também. “Venham nos socorrer!” Mas, meu irmão em que sentido?
Ele disse: “Jejuem por nós, jejuem por nós, morram por nós num certo sentido”.
Está difícil a
situação na Escandinávia. Agora o pós-modernismo está uma maravilha lá,
entre aspas. Então, irmãos, significa que Jesus está voltando. Isso
serve para gente botar as barbas de molho.
Seara News -
Há uma afirmação de que a igreja evangélica brasileira está cansada, o
que ocasiona mudanças de paradigmas em relação aos modelos tradicionais,
e leva muitos crentes ao abandono do convívio fraterno, substituindo-o
por um modelo de vida cristã alternativa. Como o senhor avalia essa
situação?
...exagero, fanatismo, torcer a verdade bíblica, pegar as escrituras e adulterar. Isso arrasa a igreja.
Pr. Antônio Gilberto -
Falta de um avivamento espiritual de acordo com o livro de Atos. Vamos
buscar um avivamento de acordo com John Edward? Não! Vamos buscar um
avivamento de acordo com “Fulano de tal”? Não! Um avivamento segundo o
Livro de Atos do Apóstolos!. Aonde? Capítulo 2, 8, 13 e 19, o livro de
Atos. E aquele avivamento de John Edward? Aquilo foi para aquele tempo.
Não vamos copiar modelo dos outros. Então a resposta aqui é uma só: um
avivamento! Agora, um avivamento com base na doutrina, se não ele pode
descambar para a direita. Os irmãos já notaram que sempre que a Bíblia
previne sobre desvio, e não tem nenhum texto contrário, sempre que a
Bíblia alerta sobre desvio, cuidado com o desvio para a direita e depois
para a esquerda?
A Bíblia nunca
diz primeiro para a esquerda. Nós fizemos um levantamento criterioso
disso à luz do texto original e só tem 11 vezes na Bíblia. Só tem 11
vezes Deus dizendo: cuidado com o desvio para direita e depois para
esquerda. Deus nunca diz primeiro esquerda. Não!
E o que é
desvio para direita? Desvio para o lado certo, ou seja, exagero,
fanatismo, torcer a verdade bíblica, pegar as escrituras e adulterar.
Isso arrasa a igreja. Nós estamos tendo essa dificuldade. Essa igreja
que eu fui ministrar lá no RJ, neo-pentecostalista, meu Deus! Desvio
total. Eu estava ministrando, já do meio para o fim do estudo bíblico,
quando um homem se levantou no auditório, começou a pular e profetizar. O
pastor que me convidou disse: “irmão Gilberto, me dê licença”. Pegou o
microfone e disse: “irmãos diáconos vão lá e mandem esse homem parar!”
Os diáconos correram lá e o homem se revoltou, inclusive pegou uma
cadeira, levantou e pulou com a cadeira. Aí uma irmã se levantou e
disse: “é o espírito, é o espírito!” O pastor disse: “Mas não é o
Espírito do Senhor!”.
Olha, levaram
uns 5 minutos para ele acalmar. Arrancaram o homem e o levaram de quatro
pés lá para o lado de fora. Avivamento… Levaram o homem de quatro pés,
seguram nas duas mãos e nos dois pés. E a irmã? Disse o pastor:
“Diaconisas venham depressa!”
As irmãs vieram, seguraram a saia dela, saia muito curtinha, e a levaram de quatro pés lá para não sei aonde.
Avivamento… Devido o que? Desvio para direita. O desvio para direita é pior que desvio para esquerda.
O que é desvio
para esquerda? Desvio para pecar. Esquerda é o lado do erro. Deus nunca
diz: Cuidado com o desvio para esquerda e depois direita. A Bíblia
sempre diz… Se lembram de Josué? Josué, não te desvie nem para direita
nem para esquerda. Então nós temos que ter cuidado com isso, avivamento é
uma benção de Deus, mas um avivamento bíblico, se não pode desviar para
direita.
Políticos na igreja? Bem dito seja Deus. Nos cultos, como membro da igreja, tudo bem, agora se imiscuir, não, não, não!
Seara News -
O senhor afirmou, durante o seminário, que a família está fragilizada.
Qual a conseqüência disso para a igreja e como revitalizar a família?
Pr. Antônio Gilberto
- Os irmãos sabem o que é fragilizada? É uma coisa que se quebra com
facilidade. Se não for dado um jeito nisso, ele se fragmenta. A família
dentro da igreja – fora da igreja, Deus tenha misericórdia – está
fragilizada. E qual é o passo seguinte se não houver uma providência
Divina? Fragmentar a família. Sabe o que é fragmentar? Virar pedaços. E o
qual é o terceiro passo? Ruína. Onde está isso na Bíblia? Lucas 17,
quando Jesus alertou. E onde está mais sobre isso? 2 Timóteo 3, está bem
claro isso. Lá no final diz: “proibindo o casamento”. Então a igreja
vive este tempo, ou seja, em suma, busquemos a renovação, busquemos o
avivamento.
Agora, doutrina
é a chave: “permaneciam na doutrina dos apóstolos”. Então, os irmãos
sabem que isso dói, porque a família é sagrada. Meu Deus, a família é a
chave de tudo. De onde vem o governo? De onde vem o município? De onde
vem o operário da fábrica? De onde vem o membro da igreja? De algo
maravilhoso chamado família. E quais são os dois esteios da família? O
marido e a mulher, a mulher e o marido, são os esteios.
Seara News – O que o senhor diz da igreja brasileira em face da atual política governamental?
Pr. Antônio Gilberto
- Voltar ao Livro de Atos dos Apóstolos! Como assim? O livro de Atos
está repleto de políticos, mas fora da igreja. Nada de mandar na igreja.
Lá está o nome de Cláudio, lá está o nome de Festo, lá está o nome de
Herodes, o nome de Agripa. Todos eles eram grandes políticos, mas nada
de se meter na igreja, ou seja, não deve haver intervenção, intromissão
com político e político na igreja pra mandar. O livro de Atos está
repleto de políticos, só que no seu lugar e a igreja no lugar dela. Hoje
em muitos lugares estamos vendo a mistura. O livro de Atos é o nosso
modelo. Lá está Cláudio, César, está Festo… Inclusive o caso de Festo!
Por falar nisso, irmãos, é uma coisa terrível, porque ele veio com
Berenice, quando veio para comparecer diante de Paulo. Ele veio com sua
esposa Berenice. Os irmãos sabiam que Berenice era irmã carnal dele?
Vejam como estava o mundo romano! Berenice era irmã carnal e ele vivia
com ela e ela com ele como marido e mulher. É pavoroso! A Bíblia não diz
isso porque a Bíblia não tem nada haver. Mas quando o irmão pesquisa
nos anais, como eu pesquisei em Roma… Irmãos carnais, ele largou a
mulher com quem ele tinha casado e se juntou com a própria irmã e
apareceu perante Paulo. Terrível, terrível!
Voltando a
pergunta… Políticos na igreja? Bem dito seja Deus. Nos cultos, como
membro da igreja, tudo bem, agora se imiscuir, não, não, não!
Para ilustrar
isso aqui, eu cheguei a mencionar que eu tive um convite, muito honroso
de ministrar para os executivos da grande empresa de cimento, a
Votorantim. Os irmãos sabem que a Votorantim é uma potência, aqui no
Espírito Santo deve ter sucursal, escritório. A Votorantim é magnata,
imaginem o privilégio! Eles mandaram um ofício para a Convenção Geral e
caiu nas mãos do Pr. José Wellington, nosso presidente, para ele
designar alguém para ministrar numa palestra religiosa de 50 minutos, na
reunião nacional dos executivos, numa cidade do Rio de Janeiro chamada
Friburgo, onde fica uma das grandes fábricas deles. O irmão Wellington
ligou pra mim, eu disse: “irmão Wellington por que o senhor não vai?”
Ele disse: “Eu não vou nada. Gilberto, você aceita?” Eu disse: Só se eu
receber pormenores e o senhor orar por mim. Ele disse: “A gente ora!”
Concluindo, eu aceitei e então o secretário da empresa entrou em contato
comigo e disse: “A primeira coisa que pedimos, por obsequio, é o senhor
enviar o seu currículo, é norma”. Está bem, eu não gosto de mandar para
ninguém, mas eu envio. Eu enviei meu currículo. Ele disse: “Segunda
coisa, desde agora o senhor está com motorista e carro a sua disposição,
é seu. Se o senhor quiser vir de helicóptero, nós temos, pegamos o
senhor, levamos em casa. Mas se o senhor quiser vir de avião, daqueles
jatos de dois motores, aqui tem aeroporto, tem tudo. O senhor pode
trazer sua família. E outra coisa, o senhor quer hotel de cinco, quatro
ou três estrelas?” Eu disse que não faço questão de estrelas, contanto
que seja bonzinho. Resultado: fomos lá para a reunião e quando
completaram os 50 minutos, o mestre de cerimônia (o MC), me chamou a
parte e disse: “O auditório está pedindo se o senhor pode prorrogar meia
hora mais?” Eu fiquei surpreso. Ele disse: “O auditório está pedindo se
o senhor pode prorrogar a palestra por mais meia hora?” Eu disse:
Poder, eu posso. Mas eles não vão se cansar? Ele disse: “São eles que
estão pedindo! Segundo, o auditório, os executivos estão perguntando se é
o possível o senhor responder perguntas?” Eu disse que perguntas já é
fórum, e o convite que eu tenho aqui é uma mensagem religiosa. Ele
disse: “Está certo, deixe comigo que eu dou a resposta para eles”. Eu
digo então, perguntas já é um fórum, eu não me nego se eu souber, mas
misturar… Ele disse: “Está certo, o senhor é pastor, deixe comigo”.
Voltando… A que
ponto quero chegar? Quando terminou tudo, foi servido um coquetel. O
executivo chefe me chamou num canto e disse: “Isso aqui não é um
pagamento, ao contrário, isso aqui é um honorário”. Foi uma benção de
Deus, Yolanda pulou de alegria. Porque foi um bom dinheiro e eu estava
com alguns problemas de aperto financeiro, inclusive um seminário que eu
precisava participar na Alemanha e a coisa estava feia, porque a moeda
de lá é o Euro e o Euro não é fácil, dói na gente, pois a gente pega um
tanto de Real e quando cambia fica pouquinho… Eu agradeci. Aí ele já
veio para o lado de fora, com a cúpula dos executivos e disse: “Senhores
executivos, setor do Maranhão, setor gaúcho, etc. Senhores executivos,
ouçam bem o que nós vamos dizer agora. O reverendo já está saindo, indo
embora. Os senhores se lembram de que até agora quem fazia esse trabalho
era padre. Todo ano vinha um monsenhor ou um bispo, só, reverendo, que
eles só falavam aqui de política. Só vinham falar de política e
filosofia. Chega! Política nós temos, filosofia nós temos. Aqui está o
doutor ‘Fulano’ que é catedrático de ‘não sei do que’. Reverendo, não
dá! Então nós resolvemos mudar agora e chamar um pastor”. Eu digo, como é
que estão as coisas na face da terra? Incrédulo mudando. Eu digo, gente
isso é uma lição para nós. A gente às vezes não quer mudar nada quando é
hora de mudar. Ele disse: “Resolvemos mudar, porque todo ano é um
bispo, um arcebispo, um monsenhor. Só reverendo, que ultimamente eles só
vinham falando de Planalto, Brasília, ONU, política, etc. E nós
queremos é alguma coisa para nossa alma!” Eu lá dentro de mim eu dei um
glória a Jesus e ainda falei algumas línguas em segredo, eles viram os
lábios se mexendo, mas eu segurando as línguas ali no espírito. E de
fato, este ano o convite foi feito para a igreja presbiteriana e quem
foi lá este ano foi o reverendo Estevão. Mas vejam como que está o
mundo, o mundo pedindo socorro à igreja. Agora eu pergunto, nós temos o
pão pra dar? Graças a Deus!
Seara News - Que mensagem o senhor deixa para os crentes capixabas, diante da crise de identidade vivida nos últimos dias?
Pr. Antônio Gilberto
- A última mensagem que deixo é que nós precisamos realizar retiros
espirituais, realizar reuniões da porta para dentro das igrejas, só para
o rebanho do Senhor, para essa finalidade de oração, de estudo da
Palavra, de concentração com o fim de buscar de batismo com o Espírito
Santo. Mas batismo genuíno! Pois muita gente não busca porque acha que
não precisa, quando o batismo com o Espírito Santo, os irmãos sabem, que
é uma dádiva tão preciosa que Jesus disse para ficar lá até receber.
Mas também quem é batizado, renovar-se, renovar-se, renovar-se! É a
nossa mensagem. É a mensagem de Atos. Renovação, renovação espiritual. E
concluindo, eu deixaria também para o programa, em Romanos 15.29, onde
Paulo disse: “eu vou a vocês, até Roma, só que eu vou pregar o evangelho
completo”. Ou seja, que Jesus salva, que Jesus cura, que Jesus batiza,
que Jesus renova, que Jesus vem outra vez. Ele disse, “eu vou a Roma
sim, só eu vou levar o evangelho pleno”.
Que Deus nos
conceda viver o evangelho pleno. Em Romanos 15.29 ele disse: “Eu vou a
Roma levando o evangelho pleno”. O evangelho que não é pleno, ele é uma
benção, ele abençoa. Mas o evangelho pleno, ele é maravilhoso.
Seara News - Quem é o pastor Antônio Gilberto?
Pr. Antônio Gilberto -
Eu sou membro da Igreja Assembleia de Deus no Brasil (em Cordovil/RJ).
Pela graça de Deus, salvo por Jesus. Ele por sua graça, além de me
salvar, me trouxe para o Santo Ministério e nele tem me usado. Mas toda
honra, glória, louvor e mérito é dEle e só dEle. E por sua graça Ele
também me deu uma esposa (Irmã Yolanda) paciente, compreensiva, que
coloca o ombro debaixo da carga e geme sozinha. Eu chego muitas vezes,
às vezes a noite eu venho de certos compromissos, lá está ela sentada ou
ajoelhada ou em pé orando, orando, orando. Portanto 75, 80, 85 por
cento do que eu faço para Deus, eu devo a Deus através dela. Mas eu sou
um servo, os irmãos sabem que duas maravilhas na vida do crente, duas
grandes maravilhas, é que o crente primeiramente é filho. Filho de Deus
só tem um tipo, ou a pessoa é ou não é. Não existe neto, Deus não tem
neto. Deus só tem filhos. E em segundo lugar, servo. Filho de Deus só
existe um tipo. Mas tem muito tipo de servo, inclusive tem o servo mal e
lá no livro de Isaías 42 tem servo cego. Meu Deus! Está lá escrito.
Então Deus tem tido misericórdia e nos tem feito filho e servo.
Algumas outras
coisas que são seculares, que qualquer pessoa tem. Algumas faculdades.
Alguns idiomas. Mas isso é coisa normal que todo mundo pode fazer. Mas a
grande maravilha é que eu sou filho, como os irmãos também são filhos.
Não são netos, nem afilhados, filhos de Deus! E a maravilha? Ser servo!
Eu agradeço
esse privilégio da entrevista e lhe peço o obsequio do irmão editar e,
por favor, coloque isso em cinco minutos. (rs) - “As perguntas são muito
bem feitas, muito abrangentes. Cada pergunta dessas merecia uma
entrevista à parte”. Pr. Antônio Gilberto
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