Introdução:
A
Igreja de Felipo enfrentava um problema de orgulho por parte de alguns membros,
muito não queriam se dar pelos outros querendo ser o centro das atenções e
reinar sobre os outros. Aquele povo se
orgulhava da sua cidadania romana, mas o que o apóstolo Paulo vai esta
demonstrando é que eles deveria ser orgulhar era de fazerem parte do Reino de
deus, de serem cidadãos do Céus, de terem isso demonstrado com o comportamento
semelhante ao de Cristo.
1. O Problema enfrentado por Paulo na Igreja de Felipo:
A
Igreja de Felipo provavelmente tinha partidarismo, ciúmes e diferenças entre os
irmãos (2-4).
Rogo a Evódia, e rogo a
Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
Filipenses 4:2
Filipenses 4:2
Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto
mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas,
naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.
Filipenses 3:15-16
Filipenses 3:15-16
Este
não era um problema novo O Apóstolo Paulo já havia enfrentado isso com as
outras igrejas, e até o Senhor Jesus enfrentou isso com os seus discípulos.
Paulo falou sobre isso:
· Na igreja de Roma: Amai-vos
cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos
outros. Romanos 12:10
· Na Igreja em Coríntios:
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. 1 Coríntios 10:24
· Na Igreja dos Gálatas: Não sejamos cobiçosos de vanglórias,
irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:26
· Na Igreja em Éfeso: Rogo-vos,
pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes
chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos
uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo
da paz. Efésios 4:1-3
Jesus
enfrentou isso com os seus discípulos por várias vezes : Então Jesus, chamando-os para junto de si,
disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os
grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo
aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o
primeiro, seja vosso servo; Bem como o
Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua
vida em resgate de muitos. Mateus
20:25-28
O
que vemos hoje em dia é um irmão querendo ser melhor do que os outros, querendo
demonstrar que é melhor do que os outros, Igrejas querendo demonstrar que é
melhor do que a outra, que Deus esta aqui, que eu tenho as visão de Deus etc. “humilhai-vos”
1.1.
Jesus um exemplo tomado por Paulo de Humildade:
Paulo
expõe o exemplo de Cristo para convocar os cristãos do sentimento Altruísta, de
olharmos para além de nossos interesses.
O
apostolo Paulo apresenta três exemplos de homens cujo principio de vida é um exemplo para os outros,
o interessante é que neste ponto o apóstolo Paulo não menciona a se mesmo, como
sempre faz, e aparece que é proposital, para mostrar o quanto que ele era
humilde, o mais tarde volta a dizer de se mesmo.
Sede também meus
imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos
que assim andam. Filipenses 3:17
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes
em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:9
Paulo
apresenta três exemplo de humildade:
·
Cristo (2.5-16).
·
Timóteo
(2.17-24).
·
Epafrodito
(2.17-24).
2. Cristo o maior Exemplo de Humildade que existe:
Da
mesma maneira que Jesus tomou um caminho para humilhação depois ele pega o
mesmo caminho inverso para Exaltação.
2.1.
Caminho da Humilhação:
O
nosso Deus é Trino: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito santo.
E é
um Deus incognoscível, isso faz parte de seus atributos incomunicáveis como:
Infinitude e Imensidão, quando se trata de tudo em relação a Deus, ele é infinitamente
incomparável, até mesmo o seu ser e a sua existência, por isso jamais poderá esquadrinha-lo
como Ele é realmente em essência e glória.
A
grandeza de Deus ultrapassa os limites do raciocínio humano. Ele transcende
tudo que é matéria, tudo que é finito e todo o universo. Deus abrange tudo que
existe.
Deus que fez o mundo e
tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos
por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que
necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a
respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens,
para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes
ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se
porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não esteja longe de cada um
de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos
vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Atos 17:24-28
Atos 17:24-28
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a
criação; Porque nele foram criadas todas
as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos,
sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele
e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por
ele
Colossenses 1:15-17
Colossenses 1:15-17
O
deus revelado nas escrituras é pessoal, transcendente e imanente. Deus não
pertence a esta criação e transcende a tudo o que foi Criado, inclusive todo
universo. E Jesus que:
“... sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a
Deus...”
Apoderar-se astuciosa ou violentamente de
uma coisa de que alguém legitimamente usufruiu ou que lhe pertence; alcançar sem direito; adquirir por fraude
“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo...”
Kenosis (ke/nwse - ekénose, ekenõsen) é um conceito na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de
uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus. É encontrado no novo testamento como o esvaziamento de Jesus.
Na
doutrina da Trindade esta relacionado a sua divindade, mas precisamente ao
deixar de lado seus atributos divinos sem perder sua natureza divina. Jesus deixa de
depender de seu poder divino para depender do Espírito
Santo.Kenótica à kenosis, doutrina do esvaziamento do logos divino. Na
“Teologia precisamente na matéria da Cristologia é conhecida como ‘A DOUTRINA
DO ESVAZIAMENTO DE JESUS CRISTO”.
“... fazendo-se semelhante aos homens;
Mas
Ele não ficou como um servo celestial ele se fez semelhantes aos homens, passou
a ser da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma que os homens; se tornou
parecido, próximo, similar, quase igual: produtos semelhantes.
O
que Cristo fez foi se esvaziar dos seus atributo divinos tais como;
transcendência, onisciência, onipotência, onipresença, sua total Glória e
esplendor tomando outra forma.
· Ele que é o criador (isso através de sua substância-Deidade,
logos-divino), torna-se
"semelhante as criaturas"(forma sintética, pois a divindade não
possui forma alguma).
· Antes que era ilimitado (infinito em sabedoria, substancia
e poder), torna-se limitado.
· Antes vivia em sua transcendência (em si mesmo na
forma das três pessoas da trindade) agora sujeita-se ao tempo e ao espaço
(criação).
· Antes Ele que
era O Todo Poderoso, torna-se um humilde servo (criatura) como é retratado no
Evangelho de Marcos.
“... E, achado na forma de homem...”
Que
já foi uma humilçação sem igual, vou Le mostrar por que neste vídeo.
humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de
cruz. Filipenses 2:6-8
3. Caminho da exaltação:
Jesus
por te se humilhado tanto foi tremendamente exaltado, tomando o caminho inverso
da sua humilhação.
“Por isso, também Deus
o exaltou soberanamente...”
Entendeu
o que o texto disse foi por isso que deus o exaltou, por que Ele se humilhou
como nenhum outro. Exaltar é libertar da antiga dependência, é tornar alto
engrandecer é tonar célebre.
“... e lhe deu um nome que é sobre todo o
nome...”
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-11
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-11
· A experiência de cristo mostra que a humilhação sempre
se segue para a exaltação de Deus.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para
que a seu tempo vos exalte; 1 Pedro 5:6
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos
soberbos, mas dá graça aos humildes. Senti as vossas misérias, e lamentai e
chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos
perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:6,9-10
Jesus
contou uma parábola, que foi intitulada como: Parábola dos primeiros acentos
dos convidados; quando ele foi convidado por um principal da sinagoga para
comer pão em sua casa, ao ver como as pessoas corriam para pegarem os primeiros
acentos ele falou “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele
que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Lucas 14:11.
Lucas 14:11.
Jesus
também contou uma parábola para aqueles que se achavam justo em se mesmo. Esta parábola
foi intitulada como a parábola do fariseu e do Publicando, e terminou a
parábola dizendo.
“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque
qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se
humilha será exaltado.
Lucas 18:14
Lucas 18:14
3.1.
Jesus deixou claramente que nós devemos ser humilde
como uma Criamcinha (Mt. 18.4)
A Criança depende do Pai para tudo: para comer, beber,
se vestir a calçar, pra ter um lugar para morar. Para andar segura por onde ele
não conhece, para obter conhecimento, para lhe proteger dos inimigos etc., mas
acida de tudo para Criança o seu pai é um herói.
Tem
gente que não depende de deus, tem outros que acham que deus deve fazer duto e
que Ele não deve passar por nada, o equilíbrio é tudo, mas uma coisa é certa
seremos exaltado ou nessa vida ou na outra.
Porque para mim tenho por
certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória
que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18
Romanos 8:18
Por isso não desfalecemos; mas, ainda
que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia
em dia. Porque a nossa leve e
momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui
excelente; Não atentando nós nas coisas
que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as
que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:16-18
2 Coríntios 4:16-18
Conclusão:
Este texto na verdade é um hino de exaltação a
Cristo, provavelmente ele fazia parte do culto na Igreja Primitiva, como outros
cânticos também (1Tm. 1.17; 3.16; Rm. 11.33-36; 8.31-39; Hb. 1.1-14) etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário