Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses: 4. 16-18-Bíblia JFA Offline
Esse texto nos fala que não devemos ficar apreensivo acerca daqueles que já morreram, porque se cristo morreu e ressuscitou, aqueles que estão em cristo estão assegurados, e não somente eles, mas os que ficarem vivos também estão assegurados para o arrebatamento.
1. Jesus anuncia a sua volta e se prepara para descer:
"porquanto o mesmo senhor dada a sua palavra de ordem de será do céu" (v.16) - SBB
Certamente haverá um grande movimento nos céus os anjos que antes não sabiam o dia do arrebatamento dos santos, agora começaram a se preparar para participarem desse grande e único evento e recepciona-los
2. Os anjos se preparam para acompanhar Jesus.
após Jesus anunciar que momento está chegando ouve-se no céu "alarido", "voz de Arcanjo Deus" e "ressoar da trombeta de Deus".
Alaridos: São Gritos de alegrias que eram usados quando um exército armado iam partir para o ataque, ou quando havia uma vitória na guerra.
gritos de trombetas também serviam para anunciar um monarca visitante da época ou quando o mesmo voltava de uma viagem.
Alaridos aqui são gritos de alegria, jubilos, cântico de vitória que serão dado por todos os anjos do Senhor após o anúncio nos céus do arrebatamento da Igreja.
"Voz de arcanjos" é uma palavra de ordem dada por um anjo superior parece que os outros anjos se preparem para participar do arrebatamento. É também uma proclamação ao que está assentado.
E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura. Então aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi ceifada. - Apocalipse: 14. 14-16 Bíblia JFA Offline
Jesus parte na frente e os anjos lhe acompanham, o Senhor para nos ares na nuvem de glória, neste momento pelo poder do Espírito Santo os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (Rm. 8.11), e depois nós os que estivermos vivos seremos juntamente com eles levados pelos anjos a encontrar com Cristo nas nuvens (Mc. 4.26-29).
Após o ressoar da trombeta tudo isso acontecerá em um piscar de olhos.
Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56. O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios: 15. 51-57 - Bíblia JFA Offline