E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Mateus 5:1-2
O sermão do monte foi dirigido para aqueles que
já eram seguidores e discípulos de Jesus, que o conheciam e que eram seguidores
da lei mosaica e dos ensinos dos escribas e fariseus. Por isso não pode ser exigido o seu
cumprimento por aqueles que não nasceram de novo, porque as coisas espirituais se discerne espiritualmente.
Observem que Jesus primeiro liberta o povo das
trevas ( Mt. 4.12-25).
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão. Mateus 4:23-25
Depois Ele lhe ensina os princípios ético de uma vida
espiritual autentica, o qual é gerada pelo novo nascimento (Jo. 3).
O que Jesus estava ensinando neste sermão era
inédito para os seus seguidores: ao mesmo tempo em que Ele responsabilizava
cada um por suas ações, Ela garantia consolo e vitória para os chorosos,
humildes, famintos e sedentos por justiça.
Se o sermão do monte não se aplica a nós hoje as
promessas, as benção nelas contidas também não se aplicam
Conclusão:
É
bem provável que depois deste momento os ensinos do sermão do monte tenha sido repetidas em diversas outras ocasiões (Mc. 9.49,59; Lc 6.20-30, 37-38, 41-42, 46-49; 11.2-4, 9-13; 34-36;
13.24; 14.334,35; ). Demonstrando que os ensinamentos ali contidos deveria fazer parte da vida daqueles que se denominavam seguidores de Jesus
O Sermão da Montanha era e é a principal
doutrina aos seguidores de Jesus, primeiro aos seus discípulos direto agora, a
cada um de nós. Ela é a exata expressão do propósito de Deus para o seu povo
(1Pe. 1.13-16; Mt. 5.48; Ef. 5.1.).
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