Introdução:
O sermão do monte é sem sombra de Dúvida o
código de ética dos Cristãos, este sermão indica que a vida com Cristo requer a
substituição do nosso padrão de justiça pelo padrão de justiça de Deus.
Ao contrário de que muitos pensam seguir esses
ensinamentos dado por Jesus no sermão do monte, não significa anular a sua vida
pessoal, mas é a descoberta de uma nova dimensão de vida, mais profunda,
dinâmica e feliz.
Jesus nos ensinou que a felicidade oferecida por
ele não deve depender do que temos ou fazemos, mas do que somos, e não pode ser
importada mas deve brotar da alma, por isso o único meio para se viver esse
elevado padrão ético desejado por Deus é somente pela Graça, ao contrário de
que muitos pensam a graça de Deus não nos isenta de cumprir a lei Ela faz com
que consigamos cumprir a lei.
Do mesmo modo que os dez mandamentos são à base
da lei para os Judeus, o sermão do monte é a base para todos os ditos do novo
testamento, não tem nada que os apóstolos tenham escrito ou falado que
infrinjam um código de ética deste sermão.
As
Bem aventuranças:
Bem aventurado, é a forma literária que vemos
Jesus proclamar, para se referir a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que são
felizes, é uma referencia ao estado abençoado daqueles que tem uma experiência
com Cristo.
Ser bem aventurado não significa ter momentos
ocasionais e emocional de alegria, é mais do que isso, inclui ser feliz e
abençoado, é um bem estar espiritual e uma garantia futura de êxito após uma
aprovação Divina.
Ao começar o sermão do monte pelas
bem-aventuranças o mestre dar ensinamentos que expressam virtudes e obrigações
espirituais e qualidades morais estabelecidas aos cidadãos do Reino de Deus,
que lhe proporcionaram a verdadeira felicidade da parte do Senhor.
Ao estudarmos as bem-aventuranças perceberemos
que elas estão no cerne das afirmações que ele faz no sermão do monte e na sua
mensagemu, as bem-aventuranças proclamam os princípios espirituais para igreja
no Novo testamento
Entendendo
o sermão do monte:
O evangelho de Mateus foi escrito para os Judeus
com o intuito de apresentar Jesus como o
único que cumpre as escrituras do Velho Testamento com relação aos messias.
Mateus sabendo que os judeus aguardavam ansiosos pela vinda do messias prova
para os seus leitores que Jesus é O
Messias, O Reis dos Judeus .
Os primeiro capitulo mostra que Jesus tinha
direito legal ao trono:
Na genealogia – Ele e demonstrado como sendo da
descendência de Davi.
No seu nascimento – Ele demonstra o cumprimento
que ele é o messias.
No reconhecimento dos magos – Ele demonstra que
Jesus é O rei também para os gentios.
No testemunho de João batista – Ele demonstra
que Jesus é Rei Sacerdote.
Na tentação do deserto – Mateus mostra o direito
Moral de Jesus com rei dos Judeus, mediante o seu triunfo sobre satanás.
No inicio de seu ministério – Mateus apresenta
Jesus como o Rei que convida as pessoas para o seu Reino.
No sermão do monte – Jesus é apresentado como O
Rei que ensina aos seus súditos o que é preciso para fazerem parte do seu
Reino.
Obs. Com a vinda do messias os reinos da terra
tinham que se entregues a Ele, e também o sacerdócio, e isso foi feito através
de João Batista, que legalmente deveria ser sumo sacerdote por que ele era
filho de Zacarias.
Os
dois ângulos abordados do sermão do monte:
Alguns estudiosos divergem acerca do significado
deste sermão dito por Jesus, eles têm dado dois significados distintos para
este sermão.
Há aqueles que acham que o sermão do monte é
apenas escatológico vinculando ele penas como uma manifestação futura do Reino
de Deus, e que é impossível de ser cumprido em qualquer época senão no Milênio,
no entanto temos que admitir que só quando o Reino de Deus se manifestar de
forma literal e física aqui na terra, e que esses mandamentos serão observados
de forma perfeita e absoluta aqui na terra.
Por outro lado á outros que acham que o sermão
do monte é o padrão ético do Cristão e deve ser observado sempre por aqueles
que fazem parte do Reino de Deus.
Em minha opinião se analisado buscando
harmonizar tudo isso veremos que este discurso de Jesus tem não dois mais três
significados.
a)
O sermão do monte é uma autorevelação do
cararter de Jesus (Mt. 7.28). Do mesmo modo que em Jo. 5 é uma auto declaração
da sua divindade.
b)
È um texto escatológico (Mt. 6.9,10).
c)
O sermão do monte traz o código de ética
para o cidadão do Reino de Deus (Mt. 5.48)
Para
quem foi dirigido o Sermão do Monte?
O sermão do monte foi dirigido para aqueles que
já eram seguidores e discípulos de Jesus, que o conheciam e que eram seguidores
da lei mosaica e dos ensinos dos escribas e fariseus. Por isso nâo pode ser
ezigido o seu cumprimento por aqueles que não nasceram denovo, porque as coisas
eapieituais se diacerne espiritualmente.
observem que Jesus primeiro liberta o povo das
trevas ( Mt. 4.12-25), depois Ele lhe ensina os princípios ético de uma vida
espiritual autentica, o qual é gerada pelo novo nascimento (Jo. 3).
Os
assuntos abordados por Jesus:
Jesus começa o seu discurso dizendo para os seus
ouvintes o que era preciso para eles serem felizes. Provavelmente essa primeira
parte do sermão de Jesus deve ter deixado os seus ouvintes surpresos, por que
para eles serem bem aventurado, ou seja, felizes era necessário que eles fossem
tudo aquilo contrário que eles sempre acreditaram.
O que Jesus estava ensinando neste sermão era
inédito para os seus seguidores: ao mesmo tempo em que Ele responsabilizava
cada um por suas ações, Ela garantia consolo e vitória para os chorosos,
humildes, famintos e sedentos por justiça.
Como que na lógica humana, os mansos herdarão a
terra, e não os valentes, e ainda ter que viver tendo fome e sede de Justiça,
podendo ir lá e fazer justiça com as próprias mão, “olho por olho dente por
dente”, lembram E ainda mais sofrendo perseguições e tendo que ser
pacificadores; mas ele alivia quando diz que eles eram exemplo para o mundo,
nos comparando com o sal da terra, com uma lâmpada e com uma cidade edificada
sobre o monte. Mas veja que ele teve que dizer que aqueles mandamentos não eram
para anular a lei, e que isso era verdade por que ele mesmo ira cumprir toda a
lei.
No entanto a coisa piora no fato de que Jesus
diz para os seus ouvintes que a justiça deles deveria ultrapassar aos dos
fariseus. Como eles poderiam ter ouvido isso com naturalidade, se eles
acreditavam que os escribas e fariseus era um exemplo de justiça, e que eles
teriam a garantia de entrarem no Reino dos Céus se seguissem os seus passos.
Os assuntos abordados por Jesus no Sermão do
monte foram muitos e em todos eles exigiam um posicionamento ético, firme e
inegociável de seus seguidores.
Dessa maneira o Senhor rejeitou tanto, a
interpretação como a pratica farisaica da lei, servindo-se da lei de modo
legítimo condenando a superficialidade que como naquela época é tão comum hoje
em dia. Entretanto alguns que o ouviam não conseguiam notar a ligação nem a
continuidade, das palavras do messias e da Lei e os Profetas (Ef. 2.20).
A divisão feita por Jesus - No sermão do Monte
Jesus começa o seu discurso se mostrando cumpridor da lei (5.17-20), em seguida
ele rejeita a interpretação tradicional da lei segundo os fariseus (5.21-48);
rejeita a tradição e a pratica farisaica da lei, por que ensinavam que Deus
estava interessado apenas nos atos exteriores e não na interior (6.1 – 7.6) e conclui
o seu sermão dando-lhe instrução aos que desejam entrar no Reino lhes ensinado
a respeito de oração, verdadeira justiça, do acesso ao reino mediante a fé nas
suas palavras, da cautela com os falsos profetas e do verdadeiro fundamento (7.7-27).
O
coração do cristão em relação ao Sermão do Monte
Em parte alguma da Bíblia a atenção do cristão é
levado com tanto vigor, para exigência da vida espiritual como o sermão da
montanha. Aqui Jesus desafia os seus ouvintes a uma entrega total e completa e
a um estilo de vida radical, que se assemelha claramente com o Dele. Lembram as
pessoas disseram que Ele falava com autoridade.
O Sermão da Montanha era e é a principal
doutrina aos seguidores de Jesus, primeiro aos seus discípulos direto agora, a
cada um de nós. Ela é a exata expressão do propósito de Deus para o seu povo
(1Pe. 1.13-16; Mt. 5.48; Ef. 5.1.).
Se o sermão do monte não se aplica a nós hoje as
promessas, as benção nelas contidas também não se aplicam
É bem provável que os ensinos do sermão do monte
tenha sido repetidas em diversas ocasiões (Mc. 9.49,59; Lc 6.20-30, 37-38,
41-42, 46-49; 11.2-4, 9-13; 34-36; 13.24; 14.334,35; ).
O crente que não manifesta o desejo de
aperfeiçoar a sua vida cristã a cada dia nos moldes do sermão da montanha, é
certo que ele não tenha experimentando a verdadeira transformação interior ou a
tenha perdido no meio do caminho, por que só um coração transformado poderá ser
compelido a expressar em vida esse padrão ético deseja do por Deus (Sl.42.2;
63.1)
O que precisamos entender é que Cristo
relacionou a lei com a vida de fé. Mostrando que as exigências justas revelada
no Antigo testamento são necessárias para aqueles que fazem parte do Reino
(5.17).
·
A lei que o crente é obrigado a cumprir
consiste nos princípios éticos e morais do Antigo testamento (7.12; 22.36-40),
bem como os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (28.20; 1Co.7.19; Gl. 6.2).
Essas leis revelam a natureza e a vontade de Deus (5.48; 44,45) e continuam até
hoje em vigor. As leis do Antigo testamento destinada diretamente a nação de
Israel como leis cerimoniais, sacrificais, sociais e cíveis (Hb. 10.1-4; Lv.
1.2,3; 24.10), já não são obrigatórias por isso não devem ser cumpridas por que
foi por Cristo abolida (2Co. 3.14; Gl. 3.1-5; 4.1-8).
·
O crente não deve considerar a Lei como
um sistema de mandamentos legais pelo qual ele alcançara o favor de Deus o
perdão e a salvação (Gl. 2.16,19; Ef. 2.8-10), pelo contrario a lei deve ser
vista como um código moral para aqueles
que já alcançaram o favor de Deus e estão vivendo um relacionamento com ele. O
cumprir lei é estar tendo um relacionando salvífico com Deus (Rm. 6.15-22)
expressando a vida de cristo dentro de se mesmo (2Co.6.17,18; Gl. 4.6; Ef.
4.6).
·
A fé em cristo é o ponto de partida para
o cumprimento da lei, foi mediante a fé nele que Deus se tornou nosso pai (Jo.
1.12); e é mediante a fé nele que o crente pela graça de Deus (Rm. 5.11), e
pala operação do espírito santo que nele habita (Gl. 3.5,14), recebe o impulso
interior e o poder de cumprir a lei (Rm. 16. 25,26). O crente que é liberto do
pecado esta debaixo da lei de cristo (1Co. 9.21).
Duas
aplicações do sermão do monte:
Muitas igrejas organizam campanhas de
evangelismo, trçando estratégica para conseguir chamar atenção das pessoas para
traselas para igreja, porem o mais eficais chamariz do incrédulo é a vida
piedosa daqueles que são filhos do Reino.
Devemos viver a ética do Reino como uma regra
pessoal e buscar por meio desta prática dessa ética influenciar o mundo ao
nosso redor (Rm 12.1). Cidadão do céu como luz do munsdo chama a atenção dos
outros para se, e como sal da terra influencia os que estão a sua volta. (At.
2.46,47; 11.26; 16.1-3)
Sermão do monte um código de bem estar para
família:
As cinco áreas de conflito de uma família são
Dinheiro, Sexo, Parentes, Filhos, e a comunicação,e para todas essas e um
principio para se obter a resolução nessas áreas e ter uma família bem
aventurada
a)
Dinheiro (Mt. 6.19-34).
b)
Sexo (Mt. 5. 27-32; v.22).
c)
Parentes (5. 42,46,47).
d)
Filhos (Mt. 5.19,20).
e)
E comunicação (Mt. 5. 34-37).
·
E para resolver os problemas e conflito
que surgem é necessário não falte duas coisas, que são essências para que se
consiga viver em família e resolver os conflitos: Oração (Mt. 6.6-8) e Jejum (Mt.
6.16). E Perdão (Mt. 6. 12,14,15).
·
E tem mais para família aqui que na
verdade é para o indivíduo, por que a família é composta de indivíduos,e se há
algum problema na família o problema esta com eles, se quiser ter uma família
abençoada seja: Uma pessoa boa (Mt. 5.43-46). Ajude o próximo e de esmola (Mt.
5.42; 6.1-4; 7.12). Seja uma pessoa correta diante de Deus para que possa
exortar o seu irmão (Mt. 7.1-6). Peça a Deus o que quiser em oração (Mt. 7.
7-11), não busque atalhos, ou as coisas mais fácil (Mt. 7.13,14). Toma cuidado
com as mensagens de quem você lê e ouve (Mt.7.15-19). E faça tudo de acordo
coma palavra de Deus para que a sua família permaneça (M.7.24-27).
Tudo um dia entra em crise, família, empresa,
Igreja etc. Até o céu entrou em crise quando teve a rebelião de lúcifer, mas só
fica em pé o que esta de acordo com a palavra de Deus (Mt. 7.25-27).
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