ATENÇÃO!!!

Você ao clicar nas propagandas, você ajuda esse canal.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Esterelidade Atrapalha o Triunfo

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;  E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. E ensinava no sábado, numa das sinagogas.(Lc. 13:6-8)


Introdução:

  Tudo aquilo em que não há vida, que não produz, que não fecunda para gerar outras vidas, que é ingrato é estéril, e no Reino de Deus para nada mais presta.

  1. O significado da parábodo da parábola:la:

1.1. O contexto da parábola
Jesus ensinava a muitas pessoas quando o interromperam para falar-lhe de um trágico acontecimento (Lc. 13:1). Como resposta a aquela referencia Cristo lhe disse que se eles não se arrependessem todos de igual modo pereceriam (Lc. 13:3); e para reforça a sua tese Jesus fez uma pergunta alusiva a outro fato igualmente trágico (Lc. 13:4), diante dos dois acontecimentos Jesus indagou se os vitimados nos dois casos eram mais culpados que os habitantes de Jerusalém, sem esperar por qualquer resposta o mestre concluiu (Lc. 13:5).

1.2. A figueira e seu significado: (v.6)
Ao analisar o texto, no contexto em que estar inserido, segundo os estudiosos das santas escrituras, conclui-se que a “figueira” representa a Israel. (Jr. 24:1-7)

1.3. A vinha e seu significado: (v.6)
A vinha simboliza as outras nações; a figueira no meio da vinha, simboliza Israel no meio das outras nações. (são todas as árvores dita por Jesus em Lc. 21:29).
Uma figueira plantada em sua “vinha”; é porque, “do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl. 24:1).

1.4. O dono da vinha e seu significado: (v.6a)
“Um certo homem...” este personagem representa a Deus.

1.5. O vinheiro e seu significado: (v.7)
Por analogia e com base bíblica esse personagem representa Jesus, que foi enviado para
cuidar de Israel, a figueira no meio da vinha (Mt. 15:24; Jo. 1:11).

1.6. A paciência do vinheiro: (vs. 8,9)
O dono da oliveira ia procurar nela fruto e não encontrava, por isso deu ordem para o corte da figueira para que não ocupasse a terra inutilmente mais o vinheiro recebendo a ordem pediu a desse mais uma chance (v.8) e se ela nem assim desse fruto seria cortada (v.9)



  2. O corte da figueira:

E a figueira realmente foi cortada. E tudo isso foi predito pelo Senhor Jesus ( Lc. 19:41; Mt 23:37,38; Lc. 19:42,44). para que nós a igreja viéssemos a dar os seus frutos.

2.1. E que frutos são esses?

são os frutos dignos de arrependimento, os espirituais (Mt.3:8; Gl. 5:22; Ef. 4:32,5,9)
É dessa maneira que Cristão é, e deve ser conhecido pelos frutos. (Mt. 7: 15-20; 12:33,34)

OBS: (1) – Se uma bananeira pudesse falar e lhe dissesse que é um coqueiro, você acreditaria ?
OBS: (2) – Quem é que diz que o fruto da árvore é bom, apropria árvore ou quem colhe e come dos seus frutos ?
OBS: (3) – Para quem serve o fruto da árvore? ou quem se delicia nela? Á árvore ou o fruto da árvore?
OBS: (4) – Existem árvores que os seus frutos é desprezado, mas o produto derivado deste fruto é muito almejado: A amêndoa.
Se dermos bons frutos, seremos agradáveis ao Senhor e se formos agradáveis ao Senhor, a palavra de Deus nos diz que nós teremos uma vida triunfante (Jo 15:7; 2Co 2:14-16) e cheia de bênçãos; Isso se continuar dando bons frutos, porque se não também seremos cortados. (Rm. 11:19b-22; Jo. 15:2a; Mt. 7: 18-19)

3. O segredo para se dar bons frutos:

• É estar enxertado na videira, ou seja estar em Jesus (Jo15:1-5)
• Porém é importante que o nosso fruto permaneça (Lc 8:15)
• Aqueles que foram cortados, mais se arrependerem, Deus é poderoso para de novo enxertá-los na videira (Rm 11:23), E para essas coisas não há acepção de pessoas (Rm. 2:11).

Conclusão

A parábola da figueira refere-se primeiramente a Israel, mais suas verdades aplica-se a qualquer pessoa que professa seguir ao senhor Jesus e não abandonam o pecado, embora Deus de a todos ampla oportunidade de se arrependerem, Ele não tolera para sempre o pecado a falta de bons frutos.
O Senhor nos dá vitória, por amor de Seu nome, por amor as Suas palavras e por amor a nós mesmos, nos admoestam para que venhamos a produzir aquilo que o agrada, para que nunca nos afastemos Dele, a misericórdia do Senhor está sobre nós, aproveitemos esse tão glorioso momento. Amém !

Nenhum comentário:

Postar um comentário